UM CAFÉ COM A MUSA E OUTROS CONTOS: o flagrante do extraordinário que se esconde no prosaico e no cotidiano

O que um encontro casual entre duas ex-amigas numa madrugada qualquer tem a nos dizer? E o que se pode pensar a partir de uma visita escondida a um velho clube recreativo da infância? Alguma reflexão sobre a ausência de um lipoma extirpado ou sobre a invisibilidade de ser uma pessoa “velha”? E o que podem nos ensinar Ipês e caranguejos?

Para “viajar” nessas e outras questões, a escritora e professora CELLINA MUNIZ convida leitores a conhecerem seu novo livro – UM CAFÉ COM A MUSA E OUTROS CONTOS. São 18 narrativas ficcionais e inéditas que abordam, em diferentes tramas, o flagrante do extraordinário que se esconde no prosaico e no cotidiano. Assim, a partir de situações aparentemente banais, a autora sugere um mergulho em temas abstratos da nossa condição humana, tais como vaidade, empatia, morte e o próprio ofício de escrever, com seus prazeres e dilemas.

Contemplado na Lei Paulo Gustavo por meio da Funcarte/Prefeitura do Natal, este é o 13º. livro da autora, que se divide entre a escrita literária e acadêmica. Vivendo desde 2010 em Natal, Rio Grande do Norte, onde trabalha como professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Cellina Muniz também atua como pesquisadora do humor e das práticas de autores e editores independentes.

Carmen Vasconcelos assina a primeira orelha do livro: ” Em ciência ou literatura, dá gosto ler Cellina, porque sua prosa sabe se fazer íntima da vida. É a vida, ela mesma, que, sem precisar de rodeios nem floreios, mas sem prescindir de palavras precisas, exubera nesses contos. A vida que se leva e se eleva apesar – ou a partir – dos tantos jeitos que inventamos de tropeçarmos em nós mesmos.

Leia também: “Amor Recreativo”, de Luiza Leite Ferreira: amor líquido e amor romântico em embate

TRECHO DE UM DOS CONTOS:
UM PRÊMIO

(…)
Salete viu-se projetar no tempo, em seus devaneios, recordando algumas de suas melhores leituras, das mais recentes às mais remotas. Viu-se embalada novamente no deleite de algumas delas, aquelas mais queridas em sua trajetória de leitora, dos primeiros almanaques e folhetos de cordel lidos ainda à luz de lampião até os grandes romances em que se aventurava quando retornava do curso noturno. De “Olhai os Lírios do Campo” a “Os Irmãos Karamazov”, de “O Morro dos Ventos Uivantes” a “O Quinze”, recordou até o cheiro de cada página que a emocionar ao longo dos anos. Daria tudo para ganhar um livro que lhe proporcionasse, outra vez, aquele prazer intenso de uma leitura realmente apaixonada da qual há tempos não conseguia desfrutar.

UM CAFÉ COM A MUSA E OUTROS CONTOS foi publicado também sob a chancela do selo SEBO VERMELHO EDIÇÕES, comandado pelo sebista e editor Abimael Silva, responsável por catálogo de mais de 600 títulos.

Sobre a autora:

CELLINA MUNIZ é escritora, estudiosa do Tarô e Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Linguística. Vive em Natal desde 2010, onde atua como professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como pesquisadora, investiga as práticas discursivas do humor e da cultura dos impressos. Livros publicados: O livro de contos de Alice N. (contos, 2012); Na tal cidade do humor (ensaios, 2013); Uns contos ordinários (contos, 2014); Notícias da Jerimunlândia: a imprensa de humor em Natal na Belle Époque (tese de pós-doutorado, 2017); Contos do mundo delirante (contos, 2018); O Bombo – guerra e paz em Natal, 1945 (romance, 2019); Quase contos (contos, 2021); A pauta é humor (artigos, 2021); Eu, aprendiz de bruxa (ensaio, 2024).

Compre o livro diretamente com a autora aqui!

Related posts

“Ode à errância”: a poesia de Adonis, o maior poeta vivo de língua árabe 

“Quebra Tudo!”: Hermeto Pascoal ganha primeira biografia sobre sua vida e obra

Verena Cavalcante tem obra escolhida no livro “Dantescas”, prestigiada antologia latina de horror