“Uma oportunidade”, livro de Pablo Katchadjian é um manual de autoajuda às avessas

O narrador de Uma oportunidade tem certeza de que está enfeitiçado e de que isso o impede de tomar certas decisões contundentes e resolutivas. Na carteira, ele carrega um papel com o contato de três bruxas, recomendadas a ele por sua amiga Luz, que podem ajudá-lo a desfazer o feitiço que o ronda: “Uma é como as de antigamente, outra é moderna e a outra tem seus próprios métodos”.

=

Antes mesmo de decidir se consultar com uma delas, deve escolher para qual das três ligar primeiro. Ainda que para qualquer outro isso não seja motivo para inquietações, para o enfeitiçado, cada decisão é acompanhada de reflexões em espiral: como fazer uma escolha se pode ser o feitiço quem está decidindo? Se uma opção pode ser melhor do que a outra? Se só descobrimos qual é a melhor depois de já ter escolhido?

Passivo e analítico, o narrador suspende o curso das ações para refletir sobre as decisões que toma, até mesmo aquelas em relação ao próprio ato de narrar. Busca uma maneira de escrever sobre o feitiço sem que este saiba que ele escreve, trazendo pontos de vistas diferentes para os mesmos problemas.

Neste manual de autoajuda às avessas, o protagonista se vê diante de uma das mais antigas questões filosóficas: entre a liberdade de fazer escolhas sem ser coagido por forças exteriores ou a ausência de livre arbítrio, talvez o que nos reste seja aceitar que estamos todos enfeitiçados.

Sobre o autor:

Pablo Katchadjian nasceu em Buenos Aires em 1977. Sua obra, traduzida para dez idiomas, inclui livros como Amado señor (2020), Tres cuentos espirituales (2019), El caballo y el gaucho (2016), A liberdade total (DBA Literatura, 2021), Gracias (2011), O que fazer (Relicário, 2021) e El Aleph engordado (2009). Uma oportunidade, seu romance mais recente, foi finalista do Prêmio Tigre Juan, na Espanha, e do Prêmio Medifé FILBA, na Argentina.

Destaques:

“Um autor genial. Faço bem em copiá-lo.” – César Aira

“Eu o desfruto loucamente.” – Alejandro Zambra

Leia também: “O Casamento de Laucha”: ambivalências gauchescas na literatura argentina

Ficha Técnica

TítuloUma oportunidade
Título originalUna oportunidad
Autor: Pablo Katchadjian
Tradução: Bruno Cobalchini Mattos
Capa: Beatriz Dórea/Anna’s
Número de páginas: 168 pp.
Formato: 14 × 21 cm
Preço: R$ 64,90
ISBN: 978-65-5826-077-6
Preço e-book: R$ 45,90
ISBN e-book: 978-65-5826-078-3
Data de livraria: 07/03
Editora: DBA Literatura3

Related posts

Por que ler David Foster Wallace?

“Meu pé de laranja lima”: clássico da literatura brasileira integra currículo das escolas chinesas

“Todo mundo tem mãe, Catarina”: Carla Guerson elabora a complexidade das relações familiares