Ilustradoras negras criam versão em quadrinhos do livro Quarto de despejo

O livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, que reúne memórias de Carolina Maria de Jesus, ganhará uma nova versão. Em breve, será lançada a história em quadrinhos (HQ) que narra o cotidiano da catadora de papel e outros recicláveis, em meio à pobreza extrema e lutas diárias pela sobrevivência, na favela do Canindé, em São Paulo, onde vivia com os filhos.

Leia também: Estudante que alcançou nota máxima na redação do Enem citou Carolina Maria de Jesus

Com 90 páginas ilustradas, quatro artistas negras produziram a obra. O trabalho, realizado em 7 meses, foi da roteirista Triscila Oliveira, da ilustradora Vanessa Ferreira e das arte-finalistas Hely de Brito e Emanuelly Araujo.

A ideia surgiu após o lançamento da edição comemorativa, em 2020, quando o livro completou 60 anos, por Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial de literatura e informativos da SOMOS Educação, grupo que faz parte a Ática, editora responsável pela publicação do livro no Brasil. Posteriormente, também teve a adaptação da obra para o teatro.

“Queríamos continuar fazendo algum trabalho em cima do Quarto de Despejo. Como é um gênero literário que gera bastante interesse do público, a ideia foi adaptá-lo para HQ, com o propósito também de incentivar a leitura já a partir do sexto ou sétimo ano do ensino fundamental”, comentou Laura em entrevista à Agência Brasil.

Dessa forma, o livro que, comumente, é lido pelo público juvenil, poderá ser expandido, favorecendo que o trabalho da escritora seja também conhecido por leitores mais novos. Publicada pela primeira vez em 1960, a obra contém escritos de Carolina da década de 1950 e já foi traduzida para mais de 13 idiomas.

O evento de lançamento está previsto para este ano, mas ainda não tem data definida. A obra celebrará os 110 anos da autora, que ocorre no dia 14 de março. Mas, quem quiser adquirir, o livro já está disponível para venda em algumas livrarias e também on-line.

Compre AQUI!

Fonte
Fonte

Related posts

“Cem anos de Solidão” vira fenômeno literário no Japão e vende 290 mil exemplares em oito semanas

Conheça os 5 finalistas do Troféu Juca Pato 2024

Mostra de Cinema Árabe Feminino chega a sua 4ª edição