Estudante que alcançou nota máxima na redação do Enem citou Carolina Maria de Jesus

O estudante Nicolas Dominic Soares Brito, que cursou o ensino médio no Colégio Pedro II, escola pública de Niterói, no Rio de Janeiro, foi um dos 60 candidatos que alcançou a nota máxima na prova de redação do Enem 2023. Com o tema ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, o estudante citou a escritora Carolina Maria de Jesus, além de Simone de Beauvoir e bell hooks.

Leia também: Estudante que alcançou nota máxima na redação do Enem 2023 teve como inspiração Clarice Lispector e Simone de Beauvoir

Quarto de Despejo, publicada em 1960, é uma das obras mais conhecidas de Carolina. Escrita na forma de diário, narra sua rotina na favela do Canindé, em São Paulo, o trabalho como catadora para sustentar os filhos e o cuidado da casa em meio a condições adversas e lutas diárias pela sobrevivência.

“O Enem gosta muito de trabalhar em temas que a gente conhece, vive e às vezes não se dá conta do que está acontecendo”, afirmou o jovem em entrevista. Além disso, contou que se lembrou do cotidiano da própria mãe na hora de escrever o texto: “Eu lembrava da minha mãe, como às vezes ela fica muito cansada nessa jornada dupla e tendo que cuidar de muitas coisas”.

Além da invisibilidade, ele ainda discutiu a assimetria relacionada aos trabalhos de cuidado. “É algo obrigatório e que deveria ser igualmente distribuído. Nós, homens, como cidadãos, também temos responsabilidades, mas algumas recaem mais sobre as mulheres”.

Na proposta de intervenção, ressaltou que o tema fosse discutido nas escolas de modo que sensibilize e se tenha mais conhecimento sobre o assunto. Também destacou o papel do Estado com o apoio financeiro e psicológico.

Nicolas vai tentar uma vaga no curso de Medicina e já tem planos para auxiliar no Sistema Único de Saúde (SUS): “A gente tem hoje um sistema de saúde muito único no mundo, muito robusto, mas que ainda passa por muito sucateamento e problemas estruturais. E um deles pode ser um problema de acolhimento, então eu quero muito participar e ser essa voz por mais empatia”, completou.

Confira a matéria na íntegra AQUI.

Fonte

Related posts

Prêmio Literário Máquina de Contos abre inscrições para sua nova edição

Maria Bethânia revela em entrevista que teve relacionamento com Gilberto Gil: “partiu meu coração”

Sérgio Moro confunde “O Avesso da Pele” com “livro do Pelé” e causa constrangimento