Romeu e Julieta ganha versão em quadrinhos preservando o lirismo da peça original 

Romeu e Julieta em quadrinhos é a adaptação para história em quadrinhos de uma das peças mais populares de Shakespeare — e a história de amor mais conhecida do mundo. Há mais de quatro séculos, a trama dos jovens amantes que desafiam as convenções familiares vem sendo interpretada, adaptada e reinventada de todas as formas e em todos os meios.

Romeu e Julieta são adolescentes que se apaixonam, apesar da inimizade entre suas famílias, os Capuleto e os Montéquio. A descoberta do amor e a decisão de vivê-lo intensamente ocorrem em poucos dias, em meio a disputas políticas, brigas entre as famílias e planos dos pais para a vida dos dois jovens, desconhecendo a paixão entre eles. As consequências sofridas por Romeu e Julieta, que desafiam as ordens de seus parentes, serão funestas para ambos.

Esta adaptação da FTD Educação para atragédia de Shakespeare para os quadrinhos, com roteiro de Ivan Jaf e ilustrações de Tainan Rocha, preserva muito da linguagem lírica e da sofisticação narrativa do dramaturgo inglês e é uma ótima porta de entrada para jovens leitores conhecerem a famosa peça shakespeariana.

O livro conta ainda com posfácio de Fernanda Medeiros, professora associada de Literatura Inglesa na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora da obra de William Shakespeare. O texto é um guia de como ler e entender Shakespeare e Romeu e Julieta.

Leia também: 5 filmes baseados na peça Otelo, de William Shakespeare

Compre o livro aqui!

Quem é William Shakespeare?

William Shakespeare (1564-1616) foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. É considerado o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Ele teria criado pelo menos trinta e oito peças, cento e cinquenta e quatro sonetos, dois poemas narrativos longos e mais alguns poemas curtos.

No entanto, a autoria de vários textos atribuídos a Shakespeare ainda é muito discutida, pois não restaram manuscritos originais de suas criações. As peças do autor foram traduzidas para todas as principais línguas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas permanecem vivos por meio de adaptações para cinema, quadrinhos, televisão, plataformas de streaming, entre outras formas artísticas e midiáticas.

Sobre o adaptador

Ivan Jaf nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1957. É autor de mais de sessenta livros de ficção para o público infantojuvenil, premiado pela União Brasileira dos Escritores e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e duas vezes finalista do Jabuti. Pela FTD, publicou o romance juvenil O menino da bengala (2019), que recebeu o selo de Altamente Recomendável da FNLIJ.

Sobre o ilustrador

Tainan Rocha nasceu em São Paulo (SP), em 1989, e cresceu em Barueri (SP), onde teve contato com arte e cultura de rua. A paixão pelas cores e pela estilização dos grafites nas paredes, assim como pelas narrativas contidas nas letras de rap, o levaram ao interesse

por escrita e histórias em quadrinhos. É professor na Quanta Academia de Artes, no bairro paulistano da Vila Mariana. Lá, estudou quando pré-adolescente, depois trabalhou como office-boy e chegou a coordenador de cursos.

Related posts

“Dentes de leite”: conheça os contos insólitos de Antonio Pokrywiecki

“Anna O”: o livro de Matthew Blake que virou sucesso e vai ser adaptado pela Netflix

Círculo de Poemas lança “Quadril & Queda”, de Bianca Gonçalves, e “Palavra nenhuma”, de Lilian Sais