“Abrir a boca da cobra”, de Sofia Mariutti: a poesia entre o cuidado e a ameaça

O novo livro de Sofia Mariutti, Abrir a boca da cobra, cria um ambiente, ao mesmo tempo, de cuidado e de ameaça. É um bestiário em que diversas feras estão guardadas dentro de casa, tanto que são habitantes e se tornam indistintas das pessoas que lá vivem.

 

Leia também: Os 10 melhores poemas de Wisława Szymborska

Por isso, é também um livro dos pesadelos em que o conforto rapidamente se transforma em risco. E as palavras têm sabor concreto e poder quase mágico, porque nomeiam um mundo para torná-lo menos inóspito, ainda que com isso o perigo acabe se tornando mais presente. Os poemas de Mariutti se entrelaçam, se confundem entre si, para compor este livro que é todo ele uma família.

Mas o que é familiar se transforma também naquilo sobre o qual não se pode ter controle. Dinossauros e escorpiões, mães e filhas, o presente e o passado, tudo passa a ser regido por uma mesma lei, a da metamorfose. No texto de orelha, Chantal Castelli pergunta se o pesadelo do infamiliar não remeteria a um processo em que formas brutais da morte retornam para envenenar as fantasias da intimidade e do cuidado. 

Como resposta, cada verso de Mariutti, feito cobra que muda de pele, já sonha a sua próxima forma.

A coleção

O Círculo de Poemas é uma coleção de poesia e um clube de assinaturas que nasceu da parceria entre as editoras Fósforo e Luna Parque. A coleção tem publicado traduções, livros inéditos de autores brasileiros, obras reunidas e autores esquecidos. Os livros são lançados primeiro no clube de assinaturas e depois nas livrarias. Os assinantes do clube também recebem uma plaquete concebida para o Círculo de Poemas, que estará à venda no site da editora Fósforo e nas livrarias parceiras no mês seguinte ao lançamento no clube.

Conheça a coleção completa aqui!

Ficha Técnica

TítuloAbrir a boca da cobra
Autora: Sofia Mariutti
Formato: 13,5 x 20 cm
Páginas: 72
Preço: R$ 59,90
ISBN: 978-65-84574-53-3
Preço do e-book: R$ 37,90
ISBN ebook: 978-65-84574-70-0
Editora: Círculo de Poemas

Sobre a autora

Sofia Mariutti nasceu em São Paulo, em 1987. É poeta, tradutora e editora, com mestrado em língua e literatura alemã na Universidade de São Paulo (USP). Publicou o livro de poemas A orca no avião (Patuá, 2017) e o infantil Vamos desenhar palavras escritas? (Companhia das Letrinhas, 2023).

Related posts

Por que ler David Foster Wallace?

“Meu pé de laranja lima”: clássico da literatura brasileira integra currículo das escolas chinesas

Os 5 melhores poemas de Henrik Ibsen