“Lendas Japonesas”: lendas antigas do Japão são reunidas em obra de Loputyn

Se você gosta de lendas e mitologias antigas, não pode deixar de dar uma olhadinha neste livro da Darkside!

Lendas Japonesas é um livro diferenciado! Afinal, a quadrinista italiana Loputyn, o pseudônimo de Jessica Cioffi, selecionou diversas lendas antigas do Japão e criou um livro belíssimo. São 25 ilustrações “com seu toque delicado e singular”, como comenta a editora.

Lendo esse livro, você vai conhecer o mundo das lendas japonesas, obviamente, com histórias para todos os gostos. Vamos do drama, ao romance, passando constantemente pelo terror e o sobrenatural.

Algumas histórias chegam a ser até sinistras demais, fazendo com que você fique pensando nelas durante algum tempo após a leitura. Um exemplo é a história “Ingwa-Banashi”, onde uma esposa ciumenta, antes de morrer, agarrou os peitos da concumbina de seu marido, torturando-a por 17 anos e depois desaparecendo.

Até as histórias de romance possuem um ar sombrio, como a lenda “A garota do biombo”. Aqui, um homem se apaixona por uma mulher desenhada em um biombo e acaba descobrindo que é uma alma presa no objeto. Após clamar por ela por semana, ela finalmente sai, mas o faz prometer amá-la para sempre, se não ela voltaria para o biombo.

Tudo narrado de uma maneira bem simples e fácil de compreender, possuindo, no máximo, uma página. E é interessante pensar que essas lendas eram transmitidos pela história oral, de uma geração a outra, e depois foram registradas na literatura ou no teatro. Confesso que gostaria que as narrativas fossem maiores e mais complexas, porém, acredito que a intenção seja dar visibilidade para as ilustrações.

Leia também: “Kwaidan”: os fantasmas japoneses de Lafcardio Hearn

E falando nisso, todas as ilustrações de “Lendas Japonesas” são de tirar o fôlego. É aquele tipo de arte que você passa um tempo observando todos os detalhes das imagens, que são, ao mesmo tempo, superpotentes e delicadas. Elas trasmitem não só os acontecimentos do enredo, mas as sensações ali expressas. Só tendo o livro em mãos para entender toda essa beleza.

Além disso, a edição do livro é primorosa! Capa dura, fitilho, tudo cuidadosamente diagramado. Um belo livro para adicionar a sua biblioteca!

Sobre a autora de Lendas Japonesas

Loputyn frequentou a Academia de Belas Artes de Bergamo, na Itália, se especializando em quadrinhos e ilustrações. Fez sua primeira publicação em quadrinhos em 2015, nomeado de “Cotton Tales”, um conto de fadas vitoriano. Em 2016, publicou uma coletânea com suas ilustrações preferidas. No Brasil, publicou o quadrinho “Francis“, também pela Darside.

Para conhecer mais do seu trabalho, acesse o instagram da Loputyn! Lá você encontra várias ilustrações.

E aí? Pronto para completar a sua coleção com mais um livro sobre mitologia e lendas?

Compre aqui: Site Darkside / Amazon

Related posts

“Cemitério de lunáticos”, de Ray Bradbury: quando os mistérios de Hollywood saem de suas tumbas

“Eu investigo qualquer coisa sem registro”, Thaís Campolina registra as poéticas das coisas que se dobram

‘Pedagogia do ebó’: livro de antropóloga conecta educação e saberes ancestrais