Jurassic Park: 9 diferenças entre o livro e filme (que farão você querer ler o livro)

JURASSIC PARK, 1993. ©Universal/courtesy Everett Collection

[ESTA MATÉRIA PODE CONTER SPOILERS]

Quando eu era criança, queria ser paleontóloga. A ideia de escavar ossos de dinossauros, extintos há milhões de anos, era uma das coisas mais encantadoras do mundo para mim. Essa vontade foi intensificada – ou produzida, a memória já não me é mais tão clara, mas isso não importa – por Jurassic Park. Quem foi criança ou adolescente nos anos 90 deve ter assistido ao filme de Steven Spielberg, que marcou uma geração e fez com que meninos e meninas andassem pelos seus jardins cutucando a terra e tendo certeza que aquela pedra era, na verdade, um fóssil.

No mês passado, resolvi ler o livro de Michael Crichton que inspirou a versão do cinema. Esta leitura retomou todas essas memórias da época em que me juntava com amigos e olhava cada pedacinho de pedra no microscópio em busca de algo incrível e da vez em que podíamos jurar que, na quadra de futebol da escola, havia um fóssil inteiro de um tiranossauro rex. Totalmente tomada pelo mundo dos dinossauros, assisti de novo o filme e, daí, surgiu esta matéria: as diferenças entre o livro e o filme. A ideia não é dizer que um é melhor que o outro, nem criticar as mudanças feitas pela adaptação do roteiro nas telinhas. Pelo contrário, é pra mostrar que, mesmo que viu o filme, ler Jurassic Park vai ser, sem dúvida, uma experiência incrível e inesquecível.

Confira:

1- O início da história

No filme:

A primeira cena nos mostra vários homens tentando conter o dinossauro que, preso em uma jaula de metal, ataca um dos trabalhadores e o arrasta para dentro da jaula. Definitivamente assustador, mas bastante diferente das primeiras cenas do livro.

No livro:

Uma espécie desconhecida de lagarto de 30cm está atacando pessoas na Costa Rica – ataques que envolvem desde mordidas a uma menininha americana até… o completo desaparecimento de bebês recém nascidos. Além disso, uma médica atende um trabalhador que “sofreu um acidente com uma escavadora na Ilha Nublar”. Talvez aqui possamos encontrar alguma semelhança entre filme e livro, mas estas histórias paralelas do livro, antes de chegarem de fato ao Parque dos Dinossauros, faz parte de uma assustadora preparação para o que está por vir.

2- Alan Grant e Ellie Sattler

No filme:

Hollywood não é Hollywood se não tiver um casal. Em Jurassic Park, não foi diferente. O paleontólogo e a paleobotânica Grant e Sattler formam um par romântico, o que torna a relação deles com os perigos que correm na ilha bem diferente, já que há a preocupação amorosa de um com o outro.

No livro:

Sattler é aluna de Grant, e é noiva de outra pessoa que nem aparece na história.

3- Conhecendo as instalações da ilha

No filme:

Os visitantes conhecem os laboratórios da ilha através de um tour em cadeiras giratórias e com um vídeo explicativo sobre o uso de DNA de rãs e reconstituição genética dos dinossauros encenado por John Hammond (o dono da ilha). Uma sensação de um “parque de diversões” se instala, já que as cadeiras fazem com que aquilo pareça um brinquedo.

No livro:

John Hammond leva os visitantes a pé para as instalações, nas quais eles conversam com os trabalhadores – geneticistas, engenheiros e programadores. Descrições minuciosas sobre as placas de cada sala e as entradas privadas para trabalhadores gera uma sensação de que é muito mais um experimento científico do que um parque divertido.

4- As crianças

No filme:

Os netos de Hammond, Tim e Lex, são personagens importantes tanto no filme quanto no livro. No filme, Tim é o mais novo e, apesar de saber muito sobre dinossauros, tem muito medo e depende bastante das outras pessoas quando eles se encontram em perigo. Lex, por sua vez, é uma nerd de computadores que, adolescente, é chata com o irmão mas também faz o papel de cuidar dele quando necessário.

No livro:

Tim é um gênio no que diz respeito a dinossauros e isso faz com que ele se sinta muito mais preparado para lidar com as situações adversas na ilha. Além disso, ele é o mais velho e Lex é a irmã pequena que não quer estar ali porque acha dinossauros chatos e só quer encher o saco do irmão. No livro, é Tim quem protege Lex, quem toma as rédeas das situações em que se encontram e é muito corajoso para um adolescente.

5- Nedry, o programador

No filme:

Nedry, responsável pela programação do mega sistema de computadores que gere a ilha toda, é atrevido e respondão. Quando ele mexe no sistema do parque e outros funcionários tentam consertar os problemas na segurança, ele até mesmo faz aparecer um bonequinho com a cara dele tirando sarro do fato de os outros não saberem consertar o problema.

No livro:

Ele é quieto, na dele, e não afronta ninguém. Passa quase imperceptível pelas outras pessoas, simplesmente senta no computador e mexe no que tem que mexer.

6- O ataque do Tiranossauro aos carros

No filme:

O Tiranossauro ataca o carro onde estão as crianças, pois Lex sem querer acende uma lanterna que chama a atenção do animal. Grant e Ian Malcom, o matemático que também esteve presente no projeto do parque, acendem sinalizadores para despistar o T-Rex e salvar as crianças.

No livro:

Esta é uma das cenas mais sanguinolentas do livro. Além de não ter o incidente com a lanterna, o carro de Grant e Malcom também é atacado pelo dinossauro depois que ele destrói completamente o carro onde estão as crianças, e todos ficam gravemente feridos – as crianças inclusive.

7- A cena do banheiro


No filme:
Quando o T-Rex ataca os carros, o advogado Donald Gennaro abandona as crianças e sai correndo do carro, indo se esconder em uma cabine de banheiro.
No livro:
Gennaro de fato sai correndo morrendo de medo, mas ele não se esconde no banheiro, e sim no meio da mata – o que significa que a icônica cena do dinossauro arrancando-o do vaso sanitário não acontece.

8- A bengala de John Hammond

No filme:

Todos se lembram de que Hammond, o dono do parque, desfila por aí com uma bengala que tem um mosquito preso em âmbar – técnica que eles utilizaram para a extração do sangue do dinossauro para obtenção do DNA. Este é um ícone do filme.

No livro:

Esta bengala não existe no livro, apesar de contar a história dos mosquitos no âmbar da mesma maneira.

9- A cena da cozinha


 

No filme:

Esta é a cena mais conhecida do filme. Tim e Lex estão na cozinha do hotel quando chegam os Velociraptores para atacá-los. No filme, Lex tenta despistá-los e, quando não consegue, Tim corre até o freezer e prende um dos dinossauros lá dentro.

No livro:

No livro, esta cena se passa no escuro. Tim está com um óculos de visão noturna e Lex não enxerga nada, portanto é uma cena muito tensa. O menino tenta atrair o dinossauro até o freezer, mas de uma maneira muito diferente da do filme.

Related posts

“O que não tem nome” aborda a busca de uma mãe para dar sentido ao que não pode ser nomeado

UM CAFÉ COM A MUSA E OUTROS CONTOS: o flagrante do extraordinário que se esconde no prosaico e no cotidiano

“Todas as minhas mortes”: artista carioca de projeção internacional Paula Klien estreia na literatura, aos 55 anos, com romance autoficcional