‘Príncipe das Grades’: adolescente escreve livro enquanto cumpre medida socioeducativa

Durante 1 ano e 5 meses internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Luziânia, em Goiás, um adolescente de 17 anos escreveu sua própria história, a autobiografia denominada “O Príncipe das Grades”.
Em entrevista, ele contou que começou a escrever após as aulas de Educação para Jovens Adultos (EJA) no Case. No livro, que também conta com ilustrações, ele relata o abandono na infância, as dificuldades financeiras, o uso e tráfico de drogas e descreve o cotidiano como reeducando.

O Príncipe das Grades: o livro escritor pelo jovem

O incentivo e o auxílio na publicação foram da juíza Célia Lara, do juizado de infância. Após se sentir encorajado e reconhecido, o rapaz pretende seguir a carreira acadêmica.

Leia também: Recordações da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski: uma das obras que inauguram a prosa sobre a prisão

“Trabalhar, comprar uma casa, terminar meus estudos, fazer uma faculdade de direito. [Quero ser] juiz. Estou me inspirando na ‘doutora’ Célia”, revelou o autor do livro ao ser questionado sobre os planos para o futuro.

O príncipe das grades

A juíza contou que a história seria compartilhada com os outros membros da instituição, mas muita gente se interessou e através de mobilização foi possível imprimir 800 exemplares. O lançamento ocorreu no Fórum de Luziânia no mês passado.

“Foi tudo de repente. Eu comecei a escrever, entreguei para algumas pessoas lerem. Essas pessoas se interessaram e acreditaram no talento”, destacou.

Página interior de Príncipe das Grades

Segundo com a pedagoga e coordenadora do Case, esse foi um caso diferenciado, pois devido à alta evasão escolar e à falta de motivação grande parte dos adolescentes não conseguem retomar os estudos. A superintendente da instituição reforça que é possível a mudança de comportamento dos reeducandos e vê no adolescente um exemplo disso. A oportunidade, o exemplo e o estímulo podem ser fatores determinantes para transformar essa realidade.

Uma história incrível, não?

Fonte

Related posts

Prêmio Literário Máquina de Contos abre inscrições para sua nova edição

Maria Bethânia revela em entrevista que teve relacionamento com Gilberto Gil: “partiu meu coração”

Sérgio Moro confunde “O Avesso da Pele” com “livro do Pelé” e causa constrangimento

6 comentários

Karislayne Souza Guimarães dos Santos 17 de fevereiro de 2022 - 05:36
Onde podemos comprar o livro?
João Reis 17 de fevereiro de 2022 - 21:38
Procurei o livro para comprar e não encontrei, muito triste essa falta de divulgação!!! Fiquei profundamente emocionado e interessado em ler o livro!!! Se caso alguém consiga me chama via e-mail joaolopesreis32@gmail.com
Luiz Antonio Ribeiro 18 de fevereiro de 2022 - 13:58
Olá, amigo! A gente também está procurando, mas não achou. A gente divulgou como conseguiu! Assim que tivermos a informação eu respondo você, tá?
Rebeca 20 de fevereiro de 2022 - 16:45
Para mais informações sobre o livro, entrar em contato com a Comarca de Luziânia, em Goiás. No Google consta o telefone (61) 6136229428 ou 613622-9429, email infjuv.luziania@tjgo.jus.br
Luiz Antonio Ribeiro 20 de fevereiro de 2022 - 19:33
obrigado!!!
Após leitura de obra na prisão, detento envia carta para autora revelando o sonho de também ser escritor - NotaTerapia 19 de março de 2023 - 20:29
[…] Leia também: ‘Príncipe das Grades’: adolescente escreve livro enquanto cumpre medida socioeducativa […]
Add Comment