10 vídeos de artistas que gravaram no isolamento e resultaram em incríveis espetáculos virtuais

Em tempos de isolamento, ouvir canções não é somente entretenimento, é uma das formas que ajuda a acalmar as emoções e a manter o equilíbrio dos pensamentos durante as situações extremas. Muitas delas podem transmitir mensagens de resistência, otimismo e esperança.
Como shows e eventos foram suspensos, os artistas tiveram que se reinventar com lives e produção de vídeos. Um dos projetos para cumprir o isolamento foi gravando de suas casas, de modo que fosse possível se reunirem virtualmente. Após, foram realizadas as edições e as gravações com as novas versões e publicadas nas redes sociais em 2020. Muitos vídeos colaboraram com a arrecadação de recursos para o combate e o enfrentamento da Covid-19, outros homenagearam artistas famosos durante esse período.

Confira os vídeos selecionados:

Resistiré 2020 – a canção se tornou um “hino” no enfrentamento da Covid -19 e na resistência à quarentena provocada pela pandemia. Música gravada em 1988, pelos artistas Manuel de la Calva e Ramón Arcusa, dupla formada em 1958, também conhecida como Duo Dinâmico, que foi uma das precursoras do pop espanhol. Promovido pela rádio Cadena 100, o vídeo reuniu mais de 30 músicos e artistas, que gravaram trechos da canção de suas casas, enquanto os músicos consagrados propuseram uma releitura da melodia. A dupla cedeu os direitos autorais e todos os recursos arrecadados com a nova versão foram destinados à crise sanitária na Espanha. Após essa interpretação, vários países como Suécia, México, Peru, Argentina, Colômbia e outros gravaram com seus artistas locais com o mesmo objetivo. O vídeo original de Resistiré foi publicado em abril de 2020 no Youtube. Até o momento, conta com mais de 56 milhões de visualizações.

Yo vengo ofrecer mi corazón – canção do argentino Fito Páez, de 1985. Artistas de Porto Rico, México, Guatemala, Argentina, Venezuela e Paraguai participaram do vídeo. A edição foi feita pelo Estudio La Laguna, Ciudad de México, em 2020. 

Tempo Perdido- canção de Renato Russo, de 1986 – A Rádio Rock 89FM e Dado Villa-Lobos fizeram juntos uma nova versão para a música reunindo vários artistas do Brasil. Publicado em junho de 2020.  

Andar com fé – Canção de Gilberto Gil, de 1982. O vídeo foi publicado em junho de 2020 em comemoração ao aniversário de 78 anos do cantor.

Color Esperanza 2020 – Canção do argentino Diego Torres, de 2001. A Sony Music, em parceria com a Global Citizen, realizou o vídeo que reuniu vários artistas de diversos países, inclusive do Brasil, como Ivete Sangalo e Dilsinho, e os recursos arrecadados com a divulgação da regravação foram destinados à organização panamericana de saúde na luta contra o Coronavírus. O vídeo foi publicado em maio de 2020 no Youtube.

Sin miedo – Canção da espanhola Rosana Arbelo, de 1996. O vídeo foi publicado em junho de 2020 e reuniu mais de 25 artistas. Todos os recursos foram destinados à instituição frente ao combate da Covid-19.

Hallelujah – Canção de Leonard Cohen, de 1984. O vídeo reuniu a Orquestra Sinfônica de Gramado -RS em parceria com artistas convidados. Publicado em julho de 2020.

Chabuca Límeña – A canção foi interpretada por artistas de diversos países como Cuba, Cabo Verde, Peru, Espanha, Equador, Colômbia, Argentina, Portugal Uruguai. Foi uma homenagem à compositora e cantora peruana Chabuca Granda (1920 – 1983) no ano do centenário de seu nascimento em 2020.

We are the World– é uma das canções mais conhecidas no mundo. Foi idealizada e composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em 1985.  Na época, 45 artistas consagrados da música norte-americana, reuniram-se no projeto conhecido como USA for África, que tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome no continente africano. Neste vídeo, publicado em abril de 2020, mais de 70 artistas do cenário musical de Long Island, Nova Yorque, uniram-se virtualmente para que fosse possível a realização do vídeo. 

True colors – Canção de Cyndi Lauper, de 1986. O vídeo foi publicado em março de 2020 com grupo vocal Camden Voices de Londres. 

Esse tipo de modalidade não é novidade, embora fosse menos utilizada que nos tempos atuais. Um dos exemplos foi Voces Unidas por Chile com a música Gracias a la vida. Cada artista gravou de seu próprio local, Beto Cuevas gravou em Los Angeles, Juanes em Londres, Alejandro Sanz em Santiago do Chile, Juan Luis Guerra em Miami, Laura Pausini na Itália, Fher (Maná) em Guadalajara, MéxicoShakira em Nassau, Michael Bublé em Nova York e Miguel Bosé em Madrid. O projeto tinha o objetivo de arrecadar recursos para apoiar as vítimas após a devastação causada pelo terremoto no Chile em 2010. 
Gracias a la vida – Canção da chilena Violeta Parra, de 1966, imortalizada na voz da argentina Mercedes Sosa, após ser regravada em 1971. Com artistas consagrados, o vídeo, publicado em 2010, também se transformou num exemplo de união e solidariedade.

Fontes:
Latin pop Brasil
Cultura Gob

Related posts

Equipes brasileiras são campeãs no Mundial de Robótica nos EUA

O caso Andy Murray: o que a arte pode aprender com o esporte?

O absurdo caso de racismo sofrido por Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre