Reconstituindo vivências dolorosas através da arte, gerando reflexão e almejando mudanças. Assim nasceu “Não corre, menino!”, espetáculo autoral da Cia Nosso Olhar (SC) com dramaturgia e atuação de Leandro Batz, que conta com direção de por Nataly Delacour e co-direção de Wallace Almeida.
A história é marcada pela luta pela sobrevivência, identidade racial e social, mas também é a história de uma criança e a sua relação com a família onde, apesar da vida simples e sem luxo, existia amor. Quando o personagem Eduardo se torna um alvo, ele se lembra do pai, que era músico – uma homenagem a Evaldo, músico negro que durante um passeio com a família em 2019, foi alvejado por 257 tiros de fuzil do Exército Brasileiro, tendo seu carro atingido por 62 disparos, e morreu na hora. E, mesmo que o personagem, uma criança, não tenha um pensamento engajado politicamente, ele fez uma das coisas mais importantes a serem feitas: Eduardo canta o amor.
“E isso também é fundamental, essa é a parte da obra que gostaríamos que não fosse apenas ficção”, pondera a diretora Nataly.
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A dramaturgia nasceu em 2020, em plena pandemia, através de um exercício de escrita da Cia Nosso Olhar sobre a infância negra. No auge da pandemia, enfrentando dificuldades para ensaiar o espetáculo, o texto foi montado através de ensaios remotos. “Nós enfrentamos tantas dificuldades para ensaiar, que meu pai, Telio Batista, construiu uma sala de teatro no quintal de casa para que pudéssemos trabalhar nesse espetáculo.
Nós batizamos essa sala de Espaço Télio B, fica no Morro da Mariquinha, em Florianópolis. Em fevereiro de 2021, estreamos de forma virtual no Festival Felino Preta (SP)”, relembra Leandro, cujo processo para escrever esta narrativa foi lembrar de um ato truculento que a polícia militar de Florianópolis produziu com um de seus irmãos.
“Num sábado de manhã, fazíamos compras eu, meu irmão, minha mãe e uma tia. Precisávamos ligar pro meu pai em um telefone público (orelhão), e eu e meu irmão corremos em direção ao telefone. Uma viatura da polícia militar apareceu no meio do calçadão e jogou o carro em direção ao meu irmão, que foi jogado com os braços abertos em cima do capô do carro tendo uma arma apontada pra sua cabeça. Mediante os gritos desesperados de minha mãe e minha tia, os policiais alegaram que uma pessoa de amarelo havia roubado uma loja. Meu irmão, uma criança negra de 12 anos, vestia um casaco da mesma cor. Para a polícia militar brasileira, menino preto correndo é bandido”, rememora.
Essa lembrança, misturada com a quantidade de pessoas negras assassinadas em plena pandemia, foi o estopim para a escrita do texto, que se tornou uma peça teatral no mesmo ano em que foi escrita. O solo já foi assistido por mais de 4.000 pessoas no Brasil e no exterior, tendo participado de diversos festivais nacionais e internacionais. A montagem recebeu o Prêmio Aldir Blanc (2021) e Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2022), sendo ainda um dos 10 espetáculos catarinenses selecionados para catálogo da Quadrienal de Praga, o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo. Embora seja uma obra dolorosa, a montagem também é uma peça de esperança, de futuros possíveis.
“Esta é uma obra que traz consigo a denúncia contra o racismo estrutural, e também uma forma de mostrar que estamos aqui e lutamos por futuros melhores para a negritude brasileira. No Brasil tem-se a consciência do genocídio negro no Rio e em São Paulo, mas existe uma invisibilidade dos corpos negros no sul do país – que enfrentam os mesmos problemas. É impossível sermos artistas negros e negras e não denunciarmos estas formas de violência nos lugares em que expressamos nossa arte e nossa forma de ver o mundo. Esperamos contribuir para o debate acerca de como o racismo se estrutura no nosso país, e incitar ainda mais a reflexão de que a ‘bala perdida’ é, na verdade, uma forma de minimizar o projeto colonial que segue se expressando em todo o país”, finaliza Leandro.
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral e Produção: Nataly Delacour
Dramaturgia e Atuação: Leandro Batz
Co-direção e Iluminador: Wallace Almeida
Direção de Arte: Kamila Maria
Desenho de Luz: Gabriel Guedert
Técnico de Som e Projeção: Gerson Gonçalves
Assistentes de Produção: Felipe Batista e Gisele Farias
Fotógrafo: Mauricio Garcias
Intérprete em Libras: Joanna Tiepo
Designer: Bruno Ruthe
Produção Local: MS Arte e Cultura | Aline Mohamad e Larissa Coelho
Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação
Realização: Sesc Pulsar e Cia Nosso Olhar
SERVIÇO:
Temporada: 05 a 29 de setembro de 2024
Horário: Quinta-feira a sábado, 19h; Domingos, às 18h
Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada), R$ 30 (inteira), Gratuito (PCG)
Local: Teatro II do SESC Tijuca
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 4020-2101
Bilheteria – Horário de funcionamento:
Terça a sexta – de 7h às 19h30;
Sábados – de 9h às 19h
Domingos – de 9h às 18h.
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 45 minutos
Instagram: @cianossoolhar
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SOBRE A CIA NOSSO OLHAR:
A Cia. Nosso Olhar, fundada em 2019, é um coletivo independente de arte formado por artistas de Florianópolis (SC), voltado à pesquisa e prática da arte negra. Destaca-se por espetáculos como “Tarzan – Um novo Olhar” (2019), “Não Corre, Menino!” (2021), “Dona Jacinta” (2022) e “Força das Yabas” (2023). Além dos trabalhos realizados no teatro, a Companhia promove anualmente a Vivência Nosso Olhar, um encontro gratuito de imersão artística para pessoas negras. Também organiza batalhas de poesia Slam, que se destacou em 2023, quando um dos integrantes do Slam Nosso Olhar foi finalista de Santa Catarina. O grupo recebeu prêmios como Aldir Blanc, Elisabete Anderle e a Medalha Zumbi dos Palmares, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis a personalidades, em reconhecimento ao trabalho da Companhia no combate ao racismo e na valorização da cultura negra na capital catarinense.