Além de ator, diretor, produtor, humorista, e letrista de música, Jô Soares, que nos deixou hoje, também foi um grande tradutor. Uma das traduções de Jô é do dramaturgo inglês William Shakespeare, um dos poetas mais difíceis de serem traduzidos por conta da linguagem rebuscada. Mas não para Jô Soares.
Jô traduziu “Ricardo III”, peça escrita por William Shakespeare. Ele também adaptou e dirigiu um espetáculo baseado em sua tradução. A peça ficou em cartaz em São Paulo com Marco Ricca, Denise Fraga e Glória Menezes.
Leia também: Você sabia que O Auto da Compadecida tem uma cena inspirada em Shakespeare?
Sobre a peça, Jô Soares fez um comentário breve, mas que guarda muitos significados sobre como ele entendia a peça de Shakespeare:
“Se Hamlet fica no ser ou não ser, Ricardo III é”, disse Jô Soares
A peça de Shakespeare + o livro de Jô Soares
Ricardo III conta a história de um vilão maquiavélico, frio e sedutor, que faz do espectador um cúmplice em sua escalada ao poder. A peça tem uma complexa rede de intrigas e conflitos envolvendo o vilão, Ricardo III, último rei da Inglaterra da casa dos York, entre 1483 e 1485, em quem Shakespeare se baseou para criar um de seus personagens mais terríveis.
Jô publicou a peça em um livro que você pode encontrar aqui!
Uma história atemporal sobre o ser humano, que se concentra na luta pelo poder que ganhou uma versão brasileira pelas mãos do gênio Jô Soares. E aí, ficou curioso pra ler a tradução de Jô Soares para uma peça de Shakespeare?
Morte de Jô
O apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares nos deixou aos 84 anos. Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, o apresentador do “Programa do Jô”, exibido na TV Globo de 2000 a 2016, estava internado desde 28 de julho no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, onde deu entrada para tratar de uma pneumonia. O anúncio da morte foi feito por Flávia Pedra, ex-mulher de Jô, e confirmada em nota pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês.
“Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem.