Mais uma vez os estudantes do nordeste alcançaram excelentes resultados em Olímpiada. Dessa vez foi na área de robótica que a equipe de 4 alunos do 6º ano da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, do bairro da Várzea, zona oeste do Recife, ganhou a medalha de ouro na modalidade prática presencial. A competição nacional que ocorreu em outubro, em São Bernardo do Campo, contou com 38 equipes de diferentes estados, entre escolas públicas e particulares.
A equipe Robotnik formada pelos estudantes Nauhan Nascimento, Pedro Ivo de Barros, Samuel Vitorino e Thiago Nathan Gomes ficou 3 meses desenvolvendo o robô Niki, com a orientação do professor Pedro Ramalho. Na competição o robô precisava desempenhar suas atividades com o objetivo de completar um circuito que simula o resgate de vítimas, representadas, nesse caso, por bolas prateadas. Quanto mais resgates eram executados, maior era o número de pontos.
Leia também: 4 ótimos resultados que demonstram o avanço da educação na região Nordeste
Os jovens que participaram da competição fazem parte de clubes de robótica que escolas municipais oferecem como atividade extracurricular. A participação dos seus trabalhos em olimpíadas incentiva os alunos às carreiras científico-tecnológicas, inclusive auxiliando no futuro profissional.
“Participar de uma competição como essa faz o estudante se perceber em um trabalho em equipe, que ele vai necessitar no seu ambiente de trabalho. Tem estudantes que já estão se identificando com o trabalho realizado aqui na robótica educacional”, afirmou o professor.
Nauhan Nascimento, de 12 anos, comemorou a conquista com os colegas ao ganhar a medalha de ouro. “Muita felicidade, você não tem noção o quanto eu fiquei pulando lá. Isso vai me ajudar a escolher um emprego, uma formação, um curso, uma faculdade. Quero levar isso para a frente porque é uma coisa que eu aprendi muito, me esforcei muito e pretendo levar para o futuro”, disse o estudante.
O segundo lugar da competição ficou com a equipe Águia de Prata, formada por outros 4 alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal Antônio Farias Filho, também do Recife.