Nos últimos tempos, a educação pública na região nordeste tem se destacado no país. A qualidade do ensino fundamental, médio e superior demonstra que investimentos e políticas públicas aliadas a uma boa gestão educacional produzem excelentes desempenhos. Esses resultados se refletem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas várias Olímpiadas, entre outros.
Confira alguns destaques dos resultados de alunos:
1 – Maior número de notas máximas no Enem
Dos 22 estudantes que tiraram 1.000 na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, 10 são do Nordeste, sendo 3 de Pernambuco.
Algumas matérias foram publicadas no site do NotaTerapia:
A estudante Daiane Souza da Costa, de Limoeiro, em Pernambuco, utilizou o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como inspiração para o tema da redação: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e atingiu nota máxima na prova de redação do Enem. Veja a matéria AQUI.
A estudante Giovanna da Silva Gamba Dias, de 19 anos, de Recife, em Pernambuco, inspirada na obra de Portinari, também alcançou a nota máxima na prova de redação do Enem. Veja a matéria AQUI.
Já o estudante Filipe Nunes Rezende, de 17 anos, de Itabaiana, Sergipe, atingiu a nota máxima na prova de matemática do Enem. Veja a matéria AQUI.
Leia também: 5 bons exemplos para conhecer e admirar a educação pública do Nordeste
2 – Alunos com maior número de medalhas
Os alunos são considerados ‘papa-medalhas’ nas Olimpíadas de conhecimento em diversas áreas. Como exemplo, na 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, realizada em agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os nordestinos conquistaram 56 de 75 medalhas. Recentemente, na 14ª Olimpíada Universitária Ibero-americana, em setembro, em Bogotá, na Colômbia, 2 dos 5 integrantes da equipe brasileira eram do Ceará, incluindo o campeão geral George Lucas Diniz de Alencar, com a maior pontuação da prova.
3 – Indicação ao “Nobel de estudantes”
Com tantos casos de sucesso, os estudantes nordestinos também são reconhecidos internacionalmente. Um dos exemplos foi de Ana Julia Monteiro de Carvalho, de Maceió, única representante da América Latina entre os 10 finalistas do Global Student Prize 2021, prêmio que destaca projetos de jovens inovadores, considerado um “Nobel para estudantes”.
4 – Universidade com maior pedido de registro de patentes
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, foi a instituição que realizou maior número de pedidos de registro de patentes por invenção no país em 2020. No total, foram 96 invenções, superando o número de registros da Petrobrás, conforme o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Além disso, já possui aproximadamente 400 produtos registrados e tornou-se um celeiro de inovação. Campina Grande detém um polo tecnológico conhecido internacionalmente, inclusive envia anualmente profissionais para indústrias de tecnologia no país inteiro. A cidade também conta com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).