Como fazer vídeos rápidos para as redes sociais: o guia definitivo

Hoje vamos ensinar você a fazer vídeos rápidos para suas redes sociais, e conseguir com isso aumentar a visibilidade de sua marca.

Como queremos que você faça isso sem muito esforço, vamos mostrar qual tipo de editor você deve usar, e como criar uma equipe enxuta de gravação de vídeos.

Precisamos economizar tempo, ou aumentar nossa produtividade. Por isso, nossas dicas são fáceis e tangíveis para aqueles que desejam criar um canal ou perfil social de sucesso, com vídeos de qualidade e com muitas curtidas.

Nota: Artigo recomendado para quem deseja fazer muitos vídeos ou criar anúncios no Instagram.

Como fazer vídeos criativos, em poucos minutos?

Para fazer publicações recorrentes, você vai precisar de editores online que agilizem sua edição e ideação de vídeos. 

Como você já deve suspeitar, existem programas que facilitam as publicações e edição de vídeos para redes sociais. Nesses aplicativos, é possível fazer upload de filmagens pessoais e editá-las para nossos canais e perfis sociais em poucos minutos.

Nessas ferramentas tudo que você precisa fazer é fazer cortes, configurar textos e efeitos visuais; é extremamente automatizado o processo.

Vamos falar em mais detalhes desse tipo de programa a seguir:

Templates e modelos prontos

Usando o movie maker online você poderá editar seus vídeos em poucos minutos. O editor da InVideo possibilita que o usuário tenha acesso a mais de 4.000 templates e murais de vídeo, facilitando muito o processo de criação.

Nesses modelos as cores, formatos e transições já estão prontos, e cabe a você apenas trocar as cenas, fazer cortes e inserir seu vídeo (aquele que você provavelmente filmou).

A agilidade no processo vai permitir que você faça vídeos diariamente, se houver essa demanda em sua estratégia de vídeo. Você poderá também criar seus anúncios e ads, caso precise fazer vídeos curtos para vender produtos. A ferramenta serve para qualquer tipo de vídeo curto para redes sociais, e até mesmo Youtube.

Agora vamos abrir um pouco sua mente, sobre o assunto que mescla marketing, vendas e geração de leads em seu negócio.

Precisamos falar de Vídeo Marketing

Quando o assunto é marketing e vídeos, temos uma estratégia específica para promover sua marca.

O Video Marketing é uma estratégia que usa do audiovisual para alavancar suas vendas, e fazer o público se aproximar mais de sua marca. Afinal, os vídeos são hoje o tipo de mídia que mais possui engajamento e participação do público nas redes sociais..

Graças a esse tipo de abordagem por meio de vídeos, você consegue construir tráfego e relacionamento, sem recorrer a anúncios pagos – os Ads sociais.

Mesmo que leve algum tempo, esse tipo de estratégia constrói autoridade em volta de sua marca e faz seu tráfego orgânico crescer bastante. Usando de estratégias de SEO para seus vídeos, ficará muito mais fácil concorrer com canais e perfis mais consolidados no mercado.

Onde está seu público?

Quando você estiver pensando em sua estratégia de vídeo marketing, você terá que focar nos lugares certos. Portanto, será necessário entender onde está seu público. 

Se não houver uma estratégia adequada, você provavelmente estará fazendo vídeos e criando material nos pontos inadequados, onde:

  • Existe muita concorrência;
  • Existe pouca interação com vídeos ou posts do seu segmento;
  • Seu público potencial não gosta ou não usa a plataforma escolhida (por exemplo pessoas mais jovens no Facebook).

O ideal é você criar vídeos originais e inéditos para um dos canais, e replicá-los em outros formatos. Por exemplo, empresas e experts que possuem seus próprios podcasts, criam vídeos para o Youtube sobre suas gravações, e criam cortes para o instagram. 

Dessa forma você chega onde seu público está, e não deixa nenhum flanco passar despercebido por sua marca.

Quem poderá te ajudar no processo?

Se você está prestes a lançar um projeto ou um canal de vídeos de sua empresa, você precisará de ajuda. Portanto descubra quem poderia ajudar você e sua equipe nessa jornada!

Partindo do princípio que você vai usar esses editores, como o da InVideo, você não precisará se preocupar com um profissional para editar seus vídeos. Sua única preocupação será o responsável pela filmagem e se vai ser necessário atores e pessoas que participem das gravações.

A câmera profissional é uma escolha, uma vez que muitos smartphones possuem câmeras de alta definição – principalmente Iphones.

Se tornando um expert, mesmo com vídeos de 2 minutos

Agora que você já definiu quem vai te ajudar no processo da criação de vídeos, você poderá começar a pensar em criar autoridade para sua marca (mesmo que seja uma marca pessoal).

Se o público se acostumar com você dando dicas e ensinando coisas de valor, você constrói autoridade em seu perfil ou rede social. A vantagem de fazer isso é que o número de seguidores aumenta, e com isso o número de visualizações e os visitantes em seu site (fora da rede social).

Você pode também criar seu próprio show ou série de vídeos. Como a ideia do tutorial de hoje são os vídeos curtos, então você pode fazer os vídeos maiores no Youtube, e criar os cortes com o InVideo em suas redes sociais.

Vinheta e Ancoragem

Os canais e perfis com maior número de seguidores, possuem alguns elementos especiais em seus vídeos.

A grande maioria deles possuem vinhetas e logos próprios. As vinhetas, normalmente chamadas de “abertura”, são as transições dos vídeos, que trazem um aspecto mais profissional para seus vídeos. 

A boa notícia é que você não precisa fazer um curso complexo para montar sua vinheta, já que nos editores de vídeo online existem modelos pré configurados – é só escolher um modelo e adicionar seu texto.

Outro elemento é a ancoragem. Observe como as pessoas sempre começam seus vídeos e como terminam eles da mesma forma. O princípio da familiaridade (que é um gatilho mental), ajuda a fazer as pessoas voltarem a ver seus vídeos, e a se identificarem com eles.

Por isso crie esses elementos visuais e auditivos, como trilhas sonoras, para aumentar a qualidade e o engajamento de seus vídeos. E não pense que vídeos curtos de 20 ou 40 segundos estão livres dessas regrinhas.

Não esqueça das CTA’s

De nada vai adiantar seguir todas as dicas de hoje, se seus vídeos não tiverem conversão. 

Para quem não sabe, as chamadas para ação (CTA), são os títulos e descrições que incentivam que o público clique ou siga uma ação planejada por sua equipe. Essas ações podem ser um cadastro ou apenas uma visita em seu site.

As melhores CTA’s, são aquelas que geram curiosidade, e que criam identificação entre o que as pessoas desejam, e o que você tem a fornecer. 

Conclusão

Para começar a fazer seus vídeos e a dominar a ferramenta de hoje, você deverá fazer alguns testes por conta própria. Assista ao vídeo que foi deixado no texto, para ver como funciona o editor, e adote as dicas sobre conversão e sobre sua futura estratégia de video marketing.

Related posts

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Por que ler “Capitães do Brasil”, obra sobre os primórdios da colonização, de Eduardo Bueno?

O antropólogo Michel Alcoforado lança livro de crônicas sobre os últimos anos