8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

Eduardo Galeano foi um dos grandes representantes da literatura latino-americana do século 20. Nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1940, e faleceu em 2015, aos 74 anos. Escreveu mais de quarenta livros e conquistou projeção internacional com a obra As Veias Abertas da América Latina (1971). Estão entre alguns de seus títulos mais conhecidos no Brasil: Vagamundo (1973), Dias e Noites de amor e de guerra (1978), O Livro dos abraços (1989), Mulheres (1997) e Os Filhos dos Dias (2012), publicados pela editora L&PM.

Leia também: 12 textos de Eduardo Galeano para ouvir online (e de graça!)

Confira 8 curiosidades sobre a vida e a obra do escritor:

1.Aos 14 anos, estreou no jornalismo ao publicar desenhos e caricaturas políticas no semanário socialista El Sol, assinando como Gius. Na década de 1960, atuou como editor em diferentes jornais uruguaios.

2. Foi preso durante a ditadura militar no Uruguai e exilou-se na Argentina em 1973, onde fundou a revista Crisis. Em 1976, continuou o exílio na Catalunha, na Espanha. Em 1985, após o processo de redemocratização do país, retornou a Montevidéu.

3. Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

4. Era apaixonado por futebol, inclusive escreveu textos relacionados à temática, publicados também no livro Futebol ao sol e à sombra (1995) e Fechado por motivo de futebol (2018). Boca Juniors era seu time favorito, embora tenha admitido que no passado torcia para o Nacional de Montevidéu.

5. Aos 31 anos, publicou uma de suas obras mais famosas, As veias abertas da América Latina, que foi proibida durante as ditaduras militares do Uruguai, do Brasil, do Chile e da Argentina.

6. Fundou e dirigiu sua própria editora El Chanchito quando retornou do exílio.

7. Multipremiado, recebeu diversas distinções e reconhecimentos: o prêmio José María Arguedas, outorgado pela Casa de las Américas de Cuba, a medalha mexicana do Bicentenário da Independência, o America Book Award da Universidade de Washington, os prêmios italianos Mare Nostrum, Pellegrino Artusi e Grinzane Cavour, o prêmio Dagerman da Suécia, a medalha de ouro do Círculo de Bellas Artes de Madri e o Vázquez Montalbán do Fútbol Club Barcelona. Além de ser eleito o primeiro Cidadão Ilustre dos países do Mercosul, foi o primeiro escritor agraciado pelo prêmio Aloa, criado por editores dinamarqueses, e também o primeiro a receber Cultural Freedom Prize, outogardo pela Lannan Foundation dos Estados Unidos.

8. Carismático e irreverente, levou uma multidão à PUC do Rio de Janeiro, em 2014, uma de suas últimas visitas ao Brasil.

Para conhecer mais sobre o escritor, veja a entrevista no programa Sangue Latino do Canal Brasil:

Fonte
Fonte

Related posts

9 livros indicados por Marina Lima

6 livros indicados pela jornalista Flávia Garcia Chiarello

5 livros de escritores do Líbano para você conhecer!