IN ON IT está mais contemporâneo que nunca. O texto teatral de Daniel MacIvor para dois atores, com Emílio de Mello e Fernando Eiras, direção de Enrique Diaz é uma narrativa em espiral sobre um homem que sofre um acidente fatal, dois amantes que veem seu amor terminar e dois homens que contam esta história.
Em IN ON IT, existem três diferentes realidades, que se alternam e se inter-relacionam: a peça; o espetáculo, e o passado. A peça, ou a ficção, é a história de Ray, que sofre uma série de perdas e passa a imaginar seu próprio fim. O espetáculo é o que acontece “aqui e agora”, e consiste principalmente na discussão entre os dois personagens – em relação direta com o público presente – acerca da peça e seu desenvolvimento. O passado fala de como a relação afetiva entre os dois personagens se iniciou e se desenrolou.

Leia também: “Deserto”, de Luiz Felipe Reis: Assombros, ecologias e tentáculos
A direção de Enrique Diaz é impecável: identidade física, andamento, aproximações, afastamentos, tudo está sob controle, mas com toda a liberdade de que o ator precisa. (…)Fernando Eiras e Emílio de Mello “brincam” com a emocionante seriedade desse quadro de vida com uma segurança notável.(…) Um espetáculo de excepcional qualidade, imperdível.
Barbara Heliodora – crítica O Globo
A cenografia despojada – feita apenas da configuração espacial e do uso de duas cadeiras – e o foco na atuação precisa de Emílio de Mello e Fernando Eiras (agraciados em dupla com o prêmio APTR para Melhor Ator em 2009), transitando entre o drama a comédia em jogo metalinguístico, fazem deste um momento de celebração do bom teatro no Brasil. Nesta reestreia, uma grande oportunidade para quem ainda não assistiu e para a legião de admiradores que desejarem rever.

Fotos: Roberto Setton
In on It: A peça que virou livro

A primeira vista e In On It são duas peças de Daniel MacIvor apresentadas em mais de dez países. Foram encenadas no Brasil por Enrique Diaz, com grande sucesso. Ambas escritas para dois atores – dois homens, no caso de In On It, e duas mulheres, em A primeira vista –, elas têm em comum o equilíbrio fino entre drama e comédia e um olhar metalinguístico sobre o teatro. De estruturas similares, elas exploram com simplicidade temas delicados, como o olhar do outro, as relações contemporâneas e a questão do afeto no mundo moderno.
Compre o livro da dramaturgia:
https://www.cobogo.com.br/produto/a-primeira-vista-in-on-it-491
SERVIÇO:
Data: De quinta a domingo, 20h.
Local: Futuros – Arte e Tecnologia. Rua Dois de Dezembro, 63. Flamengo.
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$80 e R$40
Temporada: De 11 de julho a 01 de setembro de 2024