O novo sucesso do TikTok, Tom Lake chamou a atenção dos fãs de obras como ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’ e ‘Daisy Jones & The Six’ pela temática fabulesca de histórias dos anos 70.
Tom Lake é o lugar que todos nós queríamos para recomeçar do zero: pacífico, pitoresco e mágico na medida certa. Por causa disso, o lago do estado de Michigan, nos EUA, foi escolhido para ser o pano de fundo para o novo romance de Ann Patchett — autora de obras consagradas como ‘A casa holandesa’ e ‘Comunidade’.
Lara é a protagonista dessa história que, narrada em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia de covid-19, envereda pelas personalidades de mãe e filhas até então estavam separadas pelas circunstâncias da vida. Tudo isso enquanto a própria Lara, no auge dos 60 anos, relembra os erros e acertos de uma juventude cruzada por uma falida carreira de atriz.
Muitos podem acreditar que o romance é o ponto focal dessa história mas, por aqui, os enlaces vão além. É bem fácil se emocionar com o laço criado entre a menina inocente do interior e o astro bonitão da companhia de teatro porém, para quem ousar bater de frente com o próprio passado, conversar com os erros e acertos de Lara dentro e fora das artes cênicas pode ser um abraço que você não sabia que precisava.
A narrativa mescla passado e presente como uma sequência de cenas semelhantes a um filme de Sessão da Tarde — tão rápido e fluído que é como se fosse você colhendo cerejas enquanto conversa com o passado de Lara. E essa é uma escrita que pode parecer simples, mas realça uma habilidade bastante honesta e profunda da autora.
Aliás, Ann Patchett possui uma sensibilidade intrigante em torno da covid-19 — que é pouco ou quase nunca citada na trama. É quase como se a existência de uma das pandemias mais arrebatadoras da história não pudesse ser mencionada, ou fosse meramente resumida a consequência da união familiar. De qualquer forma, o enlace entre as mulheres da história é tão lindo e bem construído que essa ausência se torna um mero detalhe perante ao relato de uma memória tão dramática quanto a de Lara. A verdade é que ‘Tom Lake’ é, para além do seu sucesso no TikTok, uma história sobre se perdoar e acreditar que a vida tem, sim, um recomeço para todos — é só se deixar acreditar nas chances inusitadas e fora do caminho que ela te dá.