Oliver Elias, primo de Anne Frank, pede que judeus, alemães e a comunidade internacional de maneira geral condenem Israel e seu líder, Benjamin Netanyahu, pelo genocídio perpetrado em Gaza.

Elias, nascido na Alemanha Ocidental em 1971, é ator e escritor, conhecido por seus trabalhos na televisão alemã. É filho de Buddy Elias, primo de Anne Frank, a adolescente vítima do Holocausto que morreu de tifo e exaustão em um campo de concentração em 1944 e, postumamente, tornou-se uma das figuras mais discutidas da história e símbolo internacional das vítimas do Holocausto após atingir fama mundial com a publicação de seu diário, que se tornou um dos livros mais lidos do mundo. Assim, Elias é “primo de segundo grau” de Frank.

No vídeo, falado em alemão e legendado em inglês, Oliver declara:
“Eu sou primo de Anne Frank, a garota que foi assassinada pelos nazistas e se tornou mundialmente famosa por seu diário. Eu peço às pessoas do mundo, a todos os governos e especialmente ao governo da Alemanha para fazer tudo em seu poder para pôr um fim à guerra de Israel contra os civis em Gaza.
É inaceitável que, diante dos olhos da população mundial, documentado na televisão e nas redes sociais, um estado esteja assassinando civis em grande escala, explodindo-os, matando-os de fome, deixando que morram de sede, os separando do mundo e impedindo-os de receber qualquer alívio, suprimentos e remédios. Isso é um crime absoluto contra a humanidade e uma tragédia inacreditável, pois agora somos nós, judeus, que estamos cometendo um crime como esse em violação das leis internacionais.
Não é possível que estejamos vendo tudo isso acontecer ao vivo e quase nenhum Estado esteja levantando a voz, pois não podemos dizer nada contra judeus, ou contra o estado de Israel, em solidariedade. Isso é errado. Benjamin Netanyahu é um político fanático de direita que tem um mandato internacional de prisão contra ele. Ele certamente não representa os interesses da população mundial judaica, e também não representa os interesses do país de Israel. Netanyahu não é Israel, ele não é equivalente a todos os judeus. Como judeu, eu me posiciono muito claramente contra o assassinato de palestinos. Minha prima, Anne Frank, também não teria desejado isso.”
Assista aqui:
“Primo de Anne Frank critica Netanyahu como “fanático””.
Leia agora: 5 livros para conhecer a história de Anne Frank