Em 2025, os concursos temáticos do Festival convidam realizadores a refletir sobre a cidade em suas múltiplas dimensões, propondo abordagens críticas e poéticas sobre o cotidiano urbano. Os temas transitam entre mobilidade, afetos, conflitos e paisagens invisíveis, estimulando interpretações inventivas.

Entre os concursos temáticos desenvolvidos para este ano, alguns se destacam por provocar perguntas urgentes e abrir espaço para abordagens inventivas. No concurso “Onde está o centro?”, o festival convida os realizadores a refletirem sobre a descentralização dos espaços urbanos e a pensarem novas formas de organização a partir das margens — o que é o centro e quem o define?
O concurso Vadiagem, por sua vez, é um convite à deriva pela cidade, desviando dos fluxos produtivos para revelar outras formas de ocupação, tempo e presença. Já Água que passa instiga olhares poéticos sobre a relação entre cidade e a água: rios invisíveis, enchentes, chuvas que interrompem rotinas ou transformam paisagens.
Somando-se a esse conjunto de propostas que atravessam o cotidiano das cidades e suas camadas sensíveis, o Festival apresenta como novidade o concurso Podcast. A proposta é realizar um vídeo sem o uso de imagens — apenas com vozes, ruídos, pensamentos e textos na tela. O tema, aqui também, é a cidade. Ao todo, são 11 concursos temáticos, com inscrições abertas até 31 de outubro.
Os outros concursos abertos são: Amo ou odeio meu vizinho; Entre a bike, o busão e o cavalo; Falas; Onde a cidade acaba?; O que foi o que será; Ruídos da Cidade e Se minha cidade fosse um filme.

Criado em 1991, o Festival Permanente do Minuto é pioneiro no formato de vídeos de curtíssima duração, com obras de até 60 segundos. Gratuito e acessível, o festival esta aberto para realizadores de todo o planeta e é um dos poucos festivais que tem participação equitativa entre homens e mulheres, além de contar com a forte presença de realizadores fora do eixo Rio-São Paulo.
Ao longo do ano, o Festival também mantém inscrições abertas para suas categorias regulares: Tema Livre, Minuto Animação, Nano Minuto e o Minuto Vertical. Em 2024, os vídeos inscritos vieram de todas as regiões do Brasil — com participações de realizadores de 26 estados e do Distrito Federal — além de representantes de outros 27 países, como Sri Lanka, Colômbia, Croácia, França, Grécia, entre outros.
As inscrições para os concursos temáticos e para as categorias regulares são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial: www.festivaldominuto.com.br. Os vencedores de cada categoria receberão o Troféu Minuto e terão seus vídeos exibidos na Mostra Melhores Minutos, apresentada gratuitamente em centenas de equipamentos culturais no Brasil e no exterior — no último ano, a mostra alcançou mais de 145 pontos de exibição.
“Criado 14 anos antes do Youtube em 1991, o Festival do Minuto reafirma, este ano, seu compromisso como um espaço de experimentação e visibilidade para criações que apostam na síntese e na potência expressiva dos vídeos de curtíssima duração. O festival é uma celeiro de novos talentos e está na base da produção audiovisual, 60% dos inscritos participantes são estudantes de comunicação.” diz Marcelo Masagão criador e curador do Festival do Minuto.
Em 2025, o Festival Permanente do Minuto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Projeto contemplado em edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, e pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Editais.
CONCURSOS – FESTIVAL PERMANENTE DO MINUTO
www.festivaldominuto.com.br
Inscrições até 31 de outubro de 2025
Contato/dúvidas: thais@festivalminuto.com.br
+55 43 9874-9580