CURIOSIDADE! 🚨 Carolina Maria de Jesus foi a primeira mulher negra brasileira a vender um milhão de livros! ❤️📚
Para se ter ideia, Quarto de Despejo, traduzido para o inglês como “Child of the Dark”, foi traduzido para mais de 40 idiomas e vendeu mais de um milhão de exemplares. Carolina Maria de Jesus ganhou projeção internacional na década de 1960, quando sua obra foi traduzida para 13 idiomas logo no lançamento.
Carolina Maria de Jesus teve uma vida marcada pela luta contra a fome e as desigualdades sociais. A autora era semialfabetizada e catava papel na favela onde morava, mas nem por isso menos POETA!
Por que ler Carolina Maria de Jesus?

“Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade”. Carolina Maria de Jesus
Quando uma mulher senta para escrever, a ela não são oferecidos silêncio, quietude e consideração. À mulher cabem muitas ocupações que não são fáceis de serem administradas, não importa o quanto elas estejam desconstruídas, o tempo em que elas vivem, nem onde habitam.
O fato é que quando você imagina que uma mulher começou a escrever, você não pensa na quantidade de coisas que ela teve de fazer previamente: olhar as crianças, verificar o almoço, se a casa está devidamente limpa e se não está faltando nada na despensa.
Obrigações declaradas ou não, há uma cobrança e uma culpa que acompanham as mulheres perpetuamente e que não as permite apenas esquecer o “mundo lá fora” e simplesmente dedicar um tempo para a escrita.
Carolina Maria de Jesus, em meio a todas essas atividades, era catadora de papel, morava no quarto de despejo social, e não tinha perspectiva alguma de quando seria a próxima refeição para si e para seus 3 filhos.
Leia a matéria completa aqui!