Funarte cita Deus para reprovar apoio da Lei Rouanet a festival de jazz na Bahia
O estado laico parece que chegou mesmo ao fim. Um festival de Jazz não vai poder acontecer porque não está apoiado por Deus. Pelo menos se depender de um parecer técnico da Funarte (Fundação Nacional de Artes ). O Festival de Jazz do Capão que é realizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) foi reprovado mencionando uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como “um festival antifascista e pela democracia”. Este o o argumento para embasar o parecer de indeferimento do pedido.
Segundo matéria do G1, a Funarte cita uma frase atribuída ao músico alemão Johann Sebastian Bach, que morreu em 1750:
“O objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma”, destacando que “por inspiração no canto gregoriano, a Música pode ser vista como uma Arte Divina, onde as vozes em união se direcionam à Deus”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/f/N/QBhQMWQxCeba4xfxhJwA/postfacebookfestjazzcapao-jun2020.jpg)
Outro ponto polêmico do parecer diz que:
“A Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”, concluindo que “a candidatura deste que se postulou a Arte ao concorrer à categoria de Projeto Cultural, apresenta-se desconfigurada e sem acepção a esse atributo. Portanto, o sumário de propositura à chancela do MTur deve ser conduzido ao indeferimento, S.M.J. deste Ministério”.
O que você acha disso?
Veja a matéria completa aqui!