Em janeiro de 2019, celebraremos o aniversário de 210 anos do lendário autor do poema O Corvo. Edgar Allan Poe nasceu em 1809, em Boston, Massachusetts, e faleceu misteriosamente em 7 de outubro de 1849, em Baltimore, Maryland. Apesar de ser mais famoso por suas obras mais sombrias como o poema O Corvo ou os contos A Queda da Casa de Usher e O Gato Preto, Poe era muito versátil: escreveu contos de mistério/suspense policial – pioneiro no gênero de detetive, com seu personagem Dupin, além de contos de humor negro, aventura, ficção científica um romance, ensaios e muita crítica literária.
Os contos de Poe já foram adaptados para o cinema diversas vezes, desde o primeiro curta, de 1909, sobre o qual já postamos aqui no site, até a série de filmes dirigidos por Roger Corman e estrelados pelo icônico Vincent Price. Mais recentemente, a obra de Poe foi novamente adaptada pelo diretor James McTeigue, no filme O Corvo (2012), estrelando John Cusack, como Poe. Em 2013, tivemos a série The Following, que gira em torno de um escritor obcecado por Poe, e no mesmo ano, foi lançada ainda a série nacional de Fernando Meirelles, Contos de Edgar.
Enfim, isso é apenas um resumo de o quanto Poe vem sido adaptado nos últimos anos. O escritor já é parte da cultura pop, isso é inegável: já vimos Poe nos Simpsons, em South Park, em quadrinhos, há bonecos do Poe, livros de colorir, livros pop-up, etc. Considerando o quão longe vai a influência de Poe, não é de se estranhar que haja diversos modelos de paper toys (bonecos de papel para imprimir, recortar e montar) com a carinha do Poe, não é mesmo? Portanto, seguem abaixo alguns modelos para você imprimir e colocar seu Poe ou seu corvo de papel na estante.
- Poe de Papel
Para baixar o pdf, clique aqui. Para ver o site original do modelo do papertoy, clique aqui.
2. Mais um modelo de Poe
Baixe o pdf do modelo aqui, e clique aqui para acessar o site do criador do papertoy.
4. Outro modelo de Poe de papel
Clique na própria imagem para abri-la no tamanho original em uma nova aba.
4. Máscara do Poe
Clique aqui para acessar o site do criador da arte, e aqui (ou na própria imagem)para abrir a máscara no tamanho original.
5. O Corvo!
Sempre quis um corvo dizendo Nunca mais (Nevermore!) ao seu redor enquanto cochila lendo de madrugada? Este não vai dizer “Nunca mais” (provavelmente não), mas vai ser uma bela decoração para sua estante ou escrivaninha ou busto de Palas Atena.
Clique aqui para acessar o site do criador da arte e baixar o pdf com o modelo de papel do Poe, com instruções de como montá-lo (em inglês).