Frida Kahlo, uma das pintoras mais características do século XX, ficou muito conhecida por seus auto-retratos. Sua imagem exótica, enigmática, um tanto quanto estranha em toda sua beleza, se destaca para além do que seria uma super exposição de uma imagem, para uma representação (ou apresentação) de um “eu” que escapa ao ser marcado. Aquilo que Frida não consegue por em imagem é justamente o que configuram a potência de seus quadros. Assim, seus apetrechos, acessórios e penduricalhos nada mais são do que a tentativa e o esforço de expor em imagem aquilo que não se pode tocar: a subjetividade de um ser na objetividade do olhar, dos gestos e das feições de um rosto.
Por conta disso, o NotaTerapia resolveu selecionar as melhores caricaturas de Frida Kahlo para, com isso, apontar para o olhar de outros artistas sobre a imagem de Frida. Essas imagens, mais do que revelar algo da artista, revelam coisas sobre o mundo da arte como um todo: um retrato da arte do século XX.
*Os créditos, quando existem, estão nas próprias imagens, na assinatura dos artistas. No entanto, muitas delas foram encontradas sem créditos. Todas as imagens foram retiradas de sites da internet.