O dramaturgo, romancista e poeta norueguês Jon Fosse ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2023 por suas “peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”. Fosse é conhecido por seu estilo distinto de escrita, caracterizado por uma linguagem esparsa e lírica e foco nas relações humanas, emoções e temas existenciais. Suas obras frequentemente mergulham nas profundezas da psique humana e exploram temas de solidão, perda e condição humana.
Confira 5 curiosidades sobre a vida de Jon Fosse:
Vida Pessoal
Jon Fosse nasceu em 29 de setembro de 1959, em Strandebarm, Noruega. Atualmente vive em Hainburg an der Donau, na Áustria.
Ampla Variedade de Obras
Jon Fosse é um dos dramaturgos mais atuantes do mundo. Sua extensa obra inclui peças de teatro, romances, poesias, ensaios e livros infantis. Algumas das peças de Fosse são – ‘Someone is Going to Come’, ‘Nightsongs’ e ‘Death Variations’.
Leia também: Conheça “Brancura”, romance de Jon Fosse, vencedor do Prêmio Nobel
Aclamação Internacional
As obras de Fosse foram traduzidas para mais de quarenta idiomas, contribuindo para o seu reconhecimento internacional.
Prêmios e homenagens
Fosse recebeu o Prêmio Internacional Ibsen em 2010 e o Prémio Europeu de Literatura em 2014.
Temas e influências literárias
As obras de Fosse frequentemente abordam temas de solidão, vulnerabilidade humana, existencialismo e complexidades das relações humanas.
Jon Fosse no Brasil
Fosse tem dois livros publicados no Brasil, um pela Companhia das Letras e outro pela Editora Fósforo. Saiba mais sobre os livros:
É a Ales
O primeiro deles é “É a Ales”, publicado pela Companhia das Letras e conta a história de uma mulher, Signe, que está deitada em um banco de sua casa no fiorde e tem uma visão de si mesma há mais de vinte anos: parada na janela esperando por seu marido Asle, no fatídico dia de novembro quando ele saiu com seu barco e nunca mais voltou. Suas memórias se ampliam para incluir a vida do casal e mais: os laços de família e os dramas que remontam a cinco gerações, até Ales, a trisavó de Asle.
Na prosa vívida e alucinante que fez de Jon Fosse um dos mais destacados autores contemporâneos, esses momentos — assim como os fantasmas do presente e do passado — coexistem no mesmo espaço. É a Ales é uma obra-prima visionária e oferece uma reflexão assombrosa sobre o amor, a perda e o legado de nossos antepassados.
Conheça o livro aqui!
Brancura
Neste breve romance em que a atmosfera onírica se mescla à transcendência, um homem começa a dirigir sem rumo e, desconhecendo as próprias motivações, conduz seu carro até uma floresta. Logo escurece e começa a nevar. Obedecendo à lógica trágica e misteriosa que opera nos pesadelos — ou no encontro inescapável com o destino —, em vez de procurar ajuda, ele decide se aventurar pela mata escura, onde se depara com um ser de brancura reluzente.
Conheça o livro aqui!