A brasileira Maya Veronese Marçal, 9 anos, de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, terá os seus quadros expostos na galeria de arte do museu do Louvre, em Paris, na França. Ela foi selecionada para participar do Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre previsto para acontecer em outubro de 2023.
Leia também: Aos 11 anos de idade, brasileiro com síndrome de Down expõe no Museu do Louvre
Maya começou a se dedicar às atividades manuais durante isolamento social em decorrência da pandemia. A mãe percebeu a aptidão da filha para a pintura e resolveu matriculá-la em uma escola de arte após o retorno das aulas. A artista mirim encantou-se pela história da arte e artistas famosos como Monet e Picasso. Em 2022, foi selecionada para a exposição do EURARTS em Portugal e participou de outras exposições na cidade natal.
Após o sucesso nas redes sociais, a mãe encaminhou alguns quadros para uma empresa de curadoria, Vivemos Arte. Em seguida, a família recebeu a notícia de que Maya havia sido selecionada para uma entrevista com a possibilidade de expor no Carrousel du Louvre.
Para arrecadar recursos para a viagem, a menina já está vendendo seus quadros. Orgulhosa, a mãe comentou: “Quando a Maya começou a pintar, ela disse que queria ter seus quadros expostos em um museu e também que suas pinturas estivessem em um livro. Hoje, ela vai expor em um museu e também sairá no livro da Vivemos Arte”. Ela ainda destacou a importância dos pais incentivarem os filhos: “As crianças têm talentos e é assim [com incentivo] que os grandes artistas surgem”.