O país sem sombra, do escritor djibutiano Abdourahman A. Waberi, publicado pela editora Tabla com tradução de Fátima Murad, reúne dezessete contos ambientados no Djibuti, país situado no Chifre da África, e atravessa diferentes períodos históricos — do pré-colonial ao colonial francês e ao pós-independência.

Com ironia e humor, os contos retratam os mais diversos personagens — refugiados, colonos, poetas, soldados e consumidores de khat, uma planta estimulante que atravessa várias histórias — e abordam temas como identidade nacional, luta pela sobrevivência e a relação entre história, cultura e política, evocando a tradição literária local e compondo uma imagem complexa e multifacetada do Djibuti.
Escrito e publicado originalmente em francês, em 1994, o autor nascido no Djibuti, um dos nomes mais expressivos da literatura africana contemporânea, usa a língua do colonizador para narrar a sua terra, conhecida pelas altas temperaturas e pela vegetação rasteira. O cenário é de calor extremo, escassez, e permanentes estados de tensão. A sombra, literal e simbólica, é o que falta aos que andam, incessantemente, em busca de abrigo.
“O sol termina sua grande violação: ele tem todo poder… A vida é uma auréola, depois uma treva.”
Uma narrativa múltipla, que mistura história e invenção, denúncia e sensibilidade, compondo um painel raro da experiência africana a partir de uma perspectiva djibutiana.
O país sem sombra é o segundo título de Abdourahman A. Waberi publicado pela Tabla. O primeiro foi o romance Porque você dança quando anda? (2021), no qual o autor também investiga temas como diáspora, identidade e superação.
Sobre o autor:

Abdourahman A. Waberi nasceu em 1965 no Djibuti. É romancista, contista, poeta, ensaísta e roteirista. Reconhecido internacionalmente, é autor de obras que abordam temas como memória, colonialismo, exílio e identidade no contexto africano e global. Já recebeu, entre outros, o Grande Prêmio Literário da África Negra e o Grande Prêmio da Academia Real de Língua e Literatura Francesa da Bélgica. Atualmente, é professor de literatura e escrita na Universidade George Washington, nos Estados Unidos.