O coletivo chileno Casagrande, que reúne os artistas Cristóbal Bianchi, Juli Carrasco e Joaquín Prieto, lançou no dia 14 de maio de 2025, um “bombardeio de poemas”, em Rotterdam, na Holanda.
Leia também: Projeto inusitado em cidade da América Latina possibilita que caixas eletrônicos distribuam poemas
A data escolhida marca os 85 anos do bombardeio nazista que ocorreu na cidade em 1940, episódio que destruiu o centro histórico, matou centenas de pessoas e deixou inúmeras desabrigadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Nessa intervenção artística, foram lançados 100 mil marcadores de livros com 100 poemas diversos – 50 escritos por poetas contemporâneos chilenos e 50 por poetas dos Países Baixos.

No entanto, essa ação não foi a primeira realizada pelo coletivo. Há duas décadas, ele realiza performance em cidades vítimas de bombardeios. Em 2001, ocorreu sobre o Palácio de la Moneda, em Santiago, no Chile, lembrando a data do golpe de Estado pelas forças militares contra o governo de Salvador Allende em 1973. Em outros anos, a chuva de poemas também chegou nas cidades de Madrid, Guernica, Londres e Dubrivnik.

Além de não deixar que o evento devastador e traumático seja esquecido, essa iniciativa tem como objetivo ressignificar a data por meio da poesia. Várias pessoas reuniram-se para admirar o momento e garantir o seu poema. É a Holanda promovendo a poesia!
Confira o vídeo: