“Pretinhas Leitoras” é o projeto das irmãs Helena e Eduarda Ferreira, e tem como objetivo contar histórias da literatura antirracista para crianças negras e brancas
Quantos anos você precisa ter para se engajar nas lutas contra a desigualdade social e racial? Para Helena e Eduarda Ferreira, poucos. As irmãs gêmeas de apenas 12 anos são idealizadoras de um incrível projeto chamado “Pretinhas Leitoras”, que busca levar literatura antirracista a crianças de todo o país.
O projeto surgiu em 2018, com incentivo e apoio da mãe das meninas, Elen Ferreira, professora e pesquisadora. Moradoras do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, as irmãs defendem o direito à leitura e a importância do protagonismo de personagens negras na literatura e chamam a atenção para como as experiências de leitura devem abarcar a diversidade desde a infância.
Por meio do incentivo à leitura, as gêmeas pretendem incidir sobre a violência que atravessa a vida em comunidades e favelas, apostando na cultura e na educação como formas de construir possibilidades de vida.
A partir das histórias dos livros, as irmãs buscam abordar temas como autoaceitação, afeto e ancestralidade. Por meio de lives e vídeos em seu canal no YouTube e no Instagram, Helena e Eduarda têm conseguido atingir um número importante de crianças, e sonham em expandir o projeto para que ele alcance cada vez mais pessoas.
As “pretinhas leitoras” participam, todas as sextas feiras, do quadro “Encontro com as letrinhas” no programa Encontro com Fátima Bernardes, na Globo.
Siga o projeto no YouTube, no Instagram e no Facebook e apoie essa incrível iniciativa!