O afresco ‘A Última Ceia’ de Leonardo da Vinci, está pintado na Igreja Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália. O refeitório da igreja, onde está a obra, tornou-se um arsenal e um estábulo para as tropas de Napoleão em 1796, quando alguns soldados danificaram a pintura. Mais tarde, o escritor alemão Goethe descreveu que uma enchente deixou o lugar sob um metro de água, além de também ter servido de prisão.
A preocupação com a obra fez com que muitos curadores e conservacionistas se dedicassem ao trabalho de preservação do trabalho de Da Vinci, assim como o de todo patrimônio cultural do mundo, após os graves incêndios como os de Notre Dame e do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Com isso, a Royal Academy of Arts da Inglaterra se juntou ao Google Arts & Culture para renderizar as obras de arte mais importantes da História, incluindo uma cópia de ‘A Última Ceia’ feita em tela por alunos do próprio Leonardo da Vinci a partir do seu trabalho original.
Essa cópia perfeitamente fiel, feita por discípulos de Da Vinci que provavelmente trabalharam na pintura do afresco original, auxilia historiadores e entusiastas da arte a explorarem a obra do mestre em seus pequenos detalhes. À medida que você dá zoom em seus pequenos pedaços, é possível ler fatos sobre a pintura original que está em Milão.
Fonte: Open Culture