Quem foi criança nos anos 90 deve ter assistido inúmeras vezes o filme Matilda na Sessão da Tarde. A divertida história da menina com poderes telecinéticos, sua família meio doida, a diretora má da escola e a linda relação entre a menina e a professora Honey marcaram a memória de muitas crianças.
Curiosamente, eu só descobri que o filme era inspirado em um livro anos depois. Costumo dizer que o autor, Roald Dahl, marcou sua vida e você provavelmente não sabe disso. Ele é criador de muitos outros clássicos atemporais, como A Fantástica Fábrica de Chocolate e James e o Pêssego Gigante, que emocionaram e marcaram a vida de tanta gente.
Em Matilda, há uma cena clássica e inesquecível em que Bruce Campônio, um dos alunos da escola que Matilda frequenta, é obrigado pela terrível Sra. Taurino a comer um bolo de chocolate gigante até o fim, na frente de todos os colegas. Bruce havia comido um pedaço do bolo de chocolate especial da diretora Taurino, e ela, irônica e irritadíssima, resolve que se ele gosta tanto de bolo de chocolate, deve comer o bolo que a cozinheira fez especialmente para ele.
– Não quero comer – o menino disse.
– Coma, seu pirralho! – a Taurino exigiu. Você está insultando a cozinheira.
Desajeitado, o menino começou a cortar uma fatia fina do bolo imenso.
Depois segurou a fatia, largou a faca e começou a comer o bolo cremoso bem devagar.
– Está bom, não está? – a Taurino indagou.
– Muito bom – o menino respondeu, mastigando e engolindo pedacinho por pedacinho, até terminar a fatia.
– Coma outra – a diretora ofereceu.
– Não quero mais agora, obrigado – o menino murmurou.
– Eu disse para você comer outra – a Taurino insistiu, agora com a voz bem mais ríspida. – Coma outra fatia! Faça o que estou mandando.
– Eu não quero outra fatia – o menino respondeu.
Então a diretora explodiu.
– Coma! – gritou, estalando o chicote em sua própria coxa. – Se estou mandando comer, é para comer! Você queria bolo! Você roubou bolo! Agora você tem bolo e vai comer tudo! Você não sai deste estrado e ninguém sai deste salão até você acabar de comer todo o bolo que está na sua frente! Fui clara, Campônio? Você entendeu bem?
O menino olhou para a Taurino. Depois, fitou o bolo enorme.
– Coma! Coma! Coma! – a diretora gritava.
Lentamente, o menino cortou outra fatia e começou a mastigar.
Matilda estava fascinada.
– Acha que ele vai conseguir? – ela murmurou para Lavanda.
– Não – Lavanda respondeu. – É impossível. Vai passar mal antes de chegar à metade.
O menino foi em frente. Quando terminou a segunda fatia, olhou para a
Taurino, hesitante.
– Coma! – ela ordenou. – Ladrõezinhos gulosos que gostam de comer bolo
devem ter bolo! Coma mais depressa, menino! Coma mais depressa! Não
queremos ficar aqui o dia todo! E não pare como está fazendo agora! Se você parar outra vez antes de acabar o bolo todo, vai direto para o Sufocador e eu vou trancar a porta e jogar a chave no poço.
A cada fatia que colocava na boca, obrigado pela diretora, Bruce ia ficando mais desesperado – assim como os colegas, que assistiam atônitos ao episódio. Bruce começou a passar mal. Mas com a ajuda dos colegas, que começaram a incentivá-lo, ele conseguiu a proeza de comer o bolo inteiro.
No Menu Literário de hoje, fizemos o assustadoramente delicioso bolo de chocolate que Bruce comeu – na verdade, uma versão de bolo de chocolate gelado mega cremosa; é o bolo que eu sempre pedia pra minha mãe fazer pra mim nos meus aniversários de infância e adolescência. Acredite quando eu digo: esse bolo é tão incrível que você vai comer ele inteiro, com as mãos, igual o Bruce!
BOLO DE CHOCOLATE DO BRUCE CAMPÔNIO
Ingredientes:
Para o bolo:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 4 claras em neve
- 4 gemas
- 3 xícaras de açúcar
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 xícara de chocolate em pó
- 400ml de leite
- 1 colher de sopa de fermento
Para a cobertura/recheio:
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres de sopa de margarina
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo
1- Em um recipiente, bata as claras em neve e reserve.
2- Em outro recipiente, bata a margarina e o açúcar até que se forme uma espécie de areia clara. Adicione as gemas e bata até obter um creme fofo e claro.
3- Adicione o chocolate em pó, a farinha e o leite. Misture até a massa ficar homogênea. Acrescente o fermento e, em seguida, as claras em neve, incorporando delicadamente com uma espátula ou um fuê.
4- Asse o bolo em uma forma untada com manteiga e farinha, em forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 35 minutos.
5- Comece a preparar a cobertura/recheio. Bata o açúcar e a margarina até obter um creme fofo e quase branco. Adicione o chocolate em pó, batendo até que a mistura fique homogênea. Adicione o creme de leite gelado, sem soro, incorporando delicadamente com uma espátula. O creme de leite deve estar muito gelado. Por isso, algumas horas antes de preparar o bolo, já coloque ele na geladeira. Isso ajuda na hora de retirar o soro e também é o que garante a consistência do creme. Deixe o creme descansar na geladeira até que o bolo esfrie.
6- Com o bolo totalmente frio, desenforme e corte ele ao meio. Use 1/3 do creme para rechear. O restante, use para cobrir o bolo e as laterais.
7- Este bolo precisa ficar na geladeira. Caso contrário, o creme irá derreter. Por isso, mantenha o bolo refrigerado, retirando-o apenas na hora de servir.
Esse é, de longe, o melhor bolo de chocolate gelado que você vai comer na sua vida. O creme é macio, o bolo é fofo, e eles juntos formam um casal perfeito e irresistível. Não vai ser preciso uma Sra. Taurino pra obrigar você a comer… o Bruce Campônio que habita em você vai se deliciar com cada fatia não por obrigação, mas porque é impossível resistir a esse bolo!