Um livro emprestado de uma biblioteca irlandesa foi devolvido mais de 80 anos depois de ser alugado.
The White Owl, de Annie MP Smithson, foi alugado em 23 de julho de 1937 da Biblioteca do condado de Donegal, na região Gaeltacht, falante de língua irlandesa de Gweedore. Foi devolvido à Biblioteca Pública de Gweedore em 17 de maio. O livro foi encontrado durante uma limpeza da casa na cidade vizinha de Falcarragh.
O assistente sênior da biblioteca, Denis McGeady, disse estar surpreso que o livro tenha sido devolvido depois de oito décadas. “Não pude acreditar em meus olhos na manhã de sexta-feira quando o livro foi devolvido depois de tanto tempo”, disse ele. “É comum ver livros trazidos de volta dois ou talvez três anos atrasados – mas isso é único”.
Ele disse que o livro foi considerado muito raro. “Esta é uma primeira edição do The White Owl – ela foi publicada em 1937 e emprestada no mesmo ano, então era mais do que provável que fosse nova na época em que foi emprestada.”
“Examinamos o sistema nacional de bibliotecas e certamente não há muitas primeiras edições deste livro”. Quem o alugou tinha 14 dias para devolver o livro, mas estava emprestado há quase 82 anos. Felizmente (para essa pessoa) multas por devoluções de livros em atraso foram abolidas em todas as bibliotecas públicas irlandesas em janeiro.
“O retorno deste livro é um bom lembrete para qualquer um que tenha algum livro atrasado para não ter medo”, acrescenta McGeady.
Agora há planos para exibir o livro devolvido junto com recortes de jornal, desde o momento em que foi emprestado.
Fonte: BBC News