Os laços entre Brasil e Portugal são muitos, seja pela história, pela música, pela comida… ou pela literatura. Nós, aqui do NotaTerapia, somos fascinados por Portugal e pela riqueza cultural deste país que de pequeno só tem o tamanho. Por aqui, é difícil quem não conhece Saramago ou Fernando Pessoa, mas há mais uns tantos autores e autoras portugueses(as) que vale muito a pena conhecer.
Elencamos, aqui, 10 grandes nomes da literatura portuguesa para os brasileiros apaixonados por Portugal poderem se deliciar. Confira:
1- Inês Pedrosa
Nascida em 1962, Inês Pedrosa é formada em Ciência da Comunicação, trabalhou como jornalista e é também colunista. Indicamos as obras: Nas tuas mãos, Fazes-me falta, Fica comigo esta noite e Os íntimos.
2- Gonçalo M. Tavares
Poeta e romancista, Gonçalo é professor universitário. Indicamos as obras Uma viagem à Índia, 1, Uma menina está perdida no seu século à procura do pai e a série O Bairro.
3- Vergílio Ferreira
Foi escritor e professor, e hoje há um prêmio literário que leva seu nome. Indicamos a obra Até ao fim.
4- Maria Gabriela Llansol
Com livros e traduções, Maria Gabriela Llansol tornou-se conhecida por sua rejeição à ortodoxia. Indicamos o diário intitulado Estojo.
5- Mario Cláudio
Pseudônimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, Mario Cláudio é autor de obras de ficção, poesia, literatura infantil e teatro. Indicamos Boa Noite, Senhor Soares.
6- Ruy Belo
Poeta e ensaísta, Ruy Belo estreou seu primeiro livro de poemas em 1962. Indicamos a coleção de poemas publicada pela UFSC.
7- António Lobo Antunes
Escritor e psiquiatra, Lobo Antunes ficou conhecido com a obra Os Cus de Judas. Também indicamos Ontem não te vi em Babilónia.
8- Valter Hugo Mãe
O mais novo grande nome da literatura portuguesa, Valter Hugo Mãe tem encontrado muitos leitores no Brasil. Indicamos O filho de mil homens e A desumanização.
9- Mario de Sá-Carneiro
O mais antigo desta lista, Mario de Sá-Carneiro foi um poeta e contista português. Foi um dos grandes expoentes do modernismo. Indicamos A Confissão de Lúcio e o volume de poesias organizado post-mortem por Fernando Pessoa.
10- Miguel Sousa Tavares
Jornalista e escritor, Miguel Sousa Tavares já foi advogado, até optar por seguir a carreira jornalística. De suas obras, indicamos Não te deixarei aqui, David Crokett e Equador.