Este na foto de capa é Junior Rostirola, pastor evangélico e autor do best-seller “Café com Deus Pai”. O livro é chamado pelos evangélicos de “livro devocional”, que faz parte de um gênero que visa motivar cristãos a “obedecerem a Deus” e a “cumprir o seu propósito para suas vidas”.
O “Café com Deus Pai” é uma versão de livro devocional que contém 365 mensagens em que, a cada dia, o cristão deveria tomar café da manhã com a palavra de Deus e “lembrar” de seus preceitos e suas propostas de vida. Até aí, parece tudo bem, né?
A questão toda está nesta foto que você está vendo: o livro não é um projeto religioso de fé, mas um projeto POLÍTICO. Político porque ele usa a proposta de conexão com Deus para produzir controle dos fiéis em torno de seus projetos de expansão financeira e política.

Veja, este NÃO É UM LIVRO sobre Deus. É sobre CONTROLE E EXPLORAÇÃO DA FÉ, incutindo uma lógica neoliberal que financia pautas extremistas através do uso da tal teologia da prosperidade.
De certa forma, ele parte da ideia de que pela manhã um cristão vai procurar Deus e aproveita para transmitir lógicas que distanciam os cristãos do resto do mundo, isolando-os religiosa, social, cultural e politicamente. A finalidade é que nenhum cristão consuma mais nada que seja “do mundo”, mas apenas produtos que estejam alinhados com sua filosofia de vida. Dá para ver o mercado IMENSO que isso tem? Você acha que Deus ia querer isso?
A questão é que, dentre os 10 livros mais vendidos de não ficção, 5 deles são da coleção e a versão deste ano deve ser o mais vendido de 2025. Resumindo, de um jeito exagerado, mas o exagero deve ser fundamental em determinados casos: qualquer religioso que quer seguir os preceitos da Bíblia deve REPUDIAR essas e outras obras.
ISSO, SIM, É DOUTRINAÇÃO!