[Postado por Delirium Nerd]
A história é feita daquilo que tentamos aprender para não repetir e daquilo que não conseguimos fazer ainda e precisamos criar um ambiente para fazê-lo existir. Em tempos extremos da política, em geral, movimentos de conservação de ganhos adquiridos (principalmente daqueles que já possuem esses ganhos) costumam ganhar apoio e se formalizarem como uma frente “possível”, como é o caso dos golpes militares, por exemplo. Entretanto, basta uma breve reflexão que uma certeza é (quase) unânime: a democracia é, ainda, a melhor forma encontrada para governarmos nossas vidas. As escolhas, as liberdades e a gestão coletiva do mundo público estão na frente de nossas vontades e, por isso, deve sempre ser protegido.
Em nossa história já passamos por duas ditaduras militares. A última, cuja ascensão se deu em 1964 justamente em um momento em que diversos grupos conseguiam uma série de garantias de direitos, é bastante exemplar em nossa história. Um exemplo disso está no caso das mulheres. Pensando nisso e tentando evitar que esses problemas se repitam, o site Delirium Nerd criou uma lista com 6 filmes com mulheres que lutaram contra a nossa segunda ditadura militar. Confira a lista selecionada por eles:
1- Atrás de Portas Fechadas
O documentário é uma investigação sobre fatores determinantes na construção das convicções político-ideológicas de mulheres durante a Ditadura Civil Militar no Brasil. Enquanto as mulheres das organizações de esquerda lutaram pela participação política contra a repressão, as mulheres da elite brasileira deixaram seus lares apenas provisoriamente para defendê-los da “ameaça comunista”. Esses eventos influenciaram o debate sobre o comportamento e a condição da mulher na sociedade brasileira.
Direção: Danielle Gaspar e Krishna Tavares. Ano: 2014
2- Repare Bem
O documentário “Repare Bem” da cineasta portuguesa Maria de Medeiros aborda a história de três gerações de mulheres que sofreram perseguição política a partir do relato de Denize Crispim e Eduarda Leite, duas anistiadas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Direção: Maria de Medeiros. Ano: 2012
3- Em Busca de Iara
Este documentário relata a trajetória excepcional de Iara Iavelberg. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e investir na luta armada durante a ditadura militar.
(Obs: Está disponível na Netflix)
Direção: Flavio Frederico. Ano: 2013
4- A Memória que me Contam
A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.
Direção: Lúcia Murat. Ano: 2013
5- Que Bom Te Ver Viva
O filme aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. “Que Bom Te Ver Viva” mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavado os depoimentos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. Mais do que descrever e enumerar sevícias, o filme mostra o preço que essas mulheres pagaram, e ainda pagam, por terem sobrevivido lúcidas à experiência de tortura.
Direção: Lúcia Murat. Ano: 1989
6- Zuzu Angel
A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais obscuros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares.
Direção: Sergio Rezende. Ano: 2006
Fonte: http://deliriumnerd.com/2016/03/21/cinema-mulher-ditadura-militar-brasil/