[Postado em Bright Side]
Nem sempre temos a oportunidade de viajar para os lugares que sonhamos conhecer. Mas felizmente existem filmes que nos ajudam a escapar da realidade por um momento e explorar o mundo sem sair de casa. Nesses filmes, as cidades e as paisagens são as verdadeiras estrelas e prometem inspirá-lo a planejar suas próximas férias. Do México à Austrália e de Buenos Aires a Tóquio, o site Bright Side reuniu 17 filmes que nos ajudarãoa decolar sem sair da cadeira.
Babel, dir. Alejandro González Iñárritu (2006)
Este filme do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu se passa em 4 lugares diferentes no mundo: Marrocos, México, Estados Unidos e Japão. Após um infeliz acidente, a vida de 4 famílias que vivem em 3 continentes diferentes é alterada: 2 irmãos marroquinos, dois turistas americanos, uma jovem japonesa e seu pai e uma babá mexicana com os filhos de quem ela é responsável.
Na Natureza Selvagem, dir. Sean Penn (2007)
Na natureza selvagem é uma adaptação do best-seller de Jon Krakauer baseado numa história real. Situado no início dos anos 90, o filme narra a vida de um jovem idealista que decide doar todos os seus bens e abandonar sua vida civilizada para iniciar uma jornada pelo Alasca para se conectar com a natureza e descobrir seu verdadeiro eu.
A Vida Secreta de Walter Mitty, dir. Ben Stiller (2013)
Embora Walter Mitty trabalhe na seção de fotografia da revista Life, ele leva uma vida bastante entendiante. Ele geralmente foge imaginando que é o protagonista de grandes aventuras. Um dia, seu sonho se torna realidade quando uma mulher o envolve em uma perigosa aventura, na qual ele terá que viajar pela Groenlândia, Islândia, Nova York, Afeganistão e Los Angeles.
Meia-Noite em Paris, dir. Woody Allen (2011)
Um escritor americano chega com sua noiva em Paris. Naquela noite, enquanto ele vagueia pelas ruas da cidade-luz, cai sob os efeitos de um feitiço e é transportado de volta para a década de 1920. Este maravilhoso filme de Woody Allen nos leva a Paris do início do século XX, suas ruas, cafés e suas figuras mais relevantes. O filme perfeito para se apaixonar por todos os cantos da capital francesa.
E Sua Mãe Também, dir. Alfonso Cuarón (2001)
Julio e Tenoch são dois adolescentes e amigos de longa data que decidem viajar juntos quando suas namoradas partem para a Itália. Em uma festa, eles conhecem Luisa, uma espanhola que é casada com o primo de Tenoch e que está entediada com sua vida, que decide acompanhá-los na jornada. Durante esta viagem, os meninos explorarão o amor e sua entrada na vida adulta, através de impressionantes paisagens mexicanas.
Comer, Rezar e Amar, dir. Ryan Murphy (2010)
Baseado no livro homônimo de memórias de Elizabeth Gilbert, este filme estrelado por Julia Roberts é presença obrigatória nessa lista. No filme de 2010, Roberts interpreta uma recém-divorciada que parte em uma viagem à Itália para comer, à Índia para orar e, finalmente, a Bali, onde ela voltará a acreditar em amor.
Viagem a Darjeeling, dir. Wes Anderson (2007)
Após a morte do pai, três irmãos embarcam em uma viagem pela Índia a bordo do trem Darjeeling Limited, que viaja pelo país de ponta a ponta. Quando suas brigas pioram, eles são forçados a deixar o trem e devem iniciar uma jornada que não estava em seus planos. É mais um dos filmes de Anderson extremamente cuidadosos com a fotografia.
Diários de Motocicleta, dir. Walter Salles (2004)
Neste filme, conhecemos Ernesto “Che” Guevara quando ele ainda era um estudante de medicina conhecendo a América do Sul em uma motocicleta com seu amigo Alberto Granado. Juntos, eles deixam Buenos Aires para trás viver uma jornada para conhecer e entender a diversidade cultural e social do continente. Destacam-se o contraste entre as belas e imponentes paisagens e o estilo de vida de seus habitantes.
Encontros e Desencontros, dir. Sofia Coppola (2003)
A insônia e o choque cultural guiarão o encontro entre um ator sumido e uma jovem entediada num luxuoso hotel de Tóquio. Juntos, eles explorarão uma cidade cheia de vida, mas ao mesmo tempo imensamente anônima e solitária para a dupla de protagonistas. Essa combinação de estranhos numa cidade gigantesca é perfeita para conhecer a fantástica capital japonesa.
A Praia, dir. Danny Boyle (2000)
Um viajante americano de passagem pela Ásia chega em Bangkok e conhece um escocês maluco que, antes de cometer suicídio, lhe entrega o mapa de um lugar bonito e deserto na Tailândia que ele jura ser o paraíso na terra. Infelizmente, a praia de Maya Bay, onde o filme foi filmado, teve que ser fechada no início de 2019 para evitar danos causados pelo turismo excessivo.
Austrália, dir. Baz Luhrmann (2008)
Com o mundo à margem da Segunda Guerra Mundial, Lady Sarah Ashley viaja da Inglaterra à Austrália para inspecionar uma fazenda de gado que herdou. Relutantemente, Ashley une forças com um vaqueiro conhecido na cidade e juntos percorrerão paisagens espetaculares em todo o país, buscando salvar o gado da fazenda.
Eurotrip, dir. Jeff Schaffer (2004)
Este filme gravado na República Tcheca, Alemanha, Inglaterra e Vaticano conta a história de um grupo de amigos americanos que decide viajar para a Europa para conhecer uma garota alemã com quem um deles conversa ciberneticamente. A caminho de Berlim, eles conhecem vários pontos do continente europeu.
O Caminho, dir. Emilio Estévez (2010)
Depois saber da morte de seu filho em uma tempestade nos Pireneus, um homem viúvo da Califórnia viaja para a França. Uma vez lá, ele descobre que seu filho estava fazendo o Caminho de Santiago de Compostela e decide terminá-lo em sua memória. O filme dirigido é por Emilio Estévez e estrelado por seu pai, Martin Sheen, que realizou com o neto (filho do diretor) o Caminho de Santiago de Compostela em 2003. A viagem deu origem ao do filme.
Uma História Real, dir. David Lynch (1999)
Um homem idoso, ao saber que o irmão com quem brigou e que não vê há anos está doente, resolve ir visitá-lo e fazer as pazes. Como não tem carteira de habilitação, viaja quase 500 quilômetros dirigindo um cortador de grama até Wisconsin.
A Princesa e o Plebeu, dir. William Wyler (1953)
Roma se torna a protagonista deste filme no qual uma princesa quer fugir de suas obrigações e um jornalista (que finge não reconhecê-la) se oferece como seu guia pela cidade. A bordo de uma Vespa, eles cruzam o Coliseu, a Piazza de Spagna, a Fonte de Trevi e a Piazza Venezia enquanto cresce o amor entre eles.
Mamma Mia!, dir. Phyllida Lloyd (2007)
Donna é proprietária de um hotel nas ilhas gregas e está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de duas amigas. Enquanto isso, a noiva Sophie convida três ex-namorados de sua mãe na esperança de conhecer seu verdadeiro pai.
A Trilogia do Antes (Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol, Antes da Meia-Noite), dir. Richard Linklater (1995, 2004 e 2013)
Estes três filmes estrelados por Julie Delpy e Ethan Hawke narram os encontros dos personagens Céline e Jesse com um intervalo de 9 anos. No primeiro filme, Antes do Amanhecer, o casal se reúne em um trem e passa a noite juntos em Viena. Enquanto andam pelas ruas, refletem sobre a vida, a morte e o amor. Em Antes do Pôr-do-Sol, o casal se reúne novamente 9 anos depois, mas desta vez em Paris. Eles decidem passar o dia juntosê pelos parques e cafés parisienses. Por fim, em Antes da Meia-Noite, suas vidas se cruzam novamente na Grécia, ao sul da região do Peloponeso.
Imagens: Reprodução