Erika Hilton, nascida em 9 de dezembro de 1992, em Franco da Rocha, é uma política, ativista e modelo brasileira, filiada ao PSOL. Identificada como mulher trans e travesti, dedica-se principalmente à defesa dos direitos das pessoas negras e LGBT, ganhando destaque por sua atuação em causas de gênero e combate à desigualdade.
Em 2018, integrou a Bancada Ativista nas eleições estaduais de São Paulo e, em 2020, tornou-se a primeira vereadora trans eleita na cidade, sendo a mais votada do país. Criou a CPI da Transfobia e, em 2022, foi eleita deputada federal com 256.903 votos. Reconhecida pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo em 2022, Erika venceu o Prêmio Congresso em Foco em 2024 como melhor deputada e tornou-se a primeira pessoa trans a liderar a Federação PSOL REDE na Câmara.
O Nota separou 5 livros que a deputada já indicou nas redes sociais. Confira:
Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Sobre a obra, Érika disse:
“Quarto de Despejo é meu livro de cabeceira, porque diz muito sobre a minha trajetória. Em alguns momentos, eu me reconheço nas histórias e nas dores de Carolina Maria de Jesus. A inteligência, a delicadeza, a preciosidade da escrita de uma mulher negra, catadora, da favela, é algo que forma as minhas ambições para a sociedade. “Eu leio como se fosse um evangelho […] por mais dolorosa, cruel, perversa, atravessada por um racismo desenfreado, que tenha sido a vida de Carolina, é algo que nos impulsiona a lutar por uma sociedade melhor. É um livro inspirador. Quem não leu, precisa ler.”
Compre aqui:
https://amzn.to/3GjbRYb
Sempre Foi sobre Nós: Relatos da Violência Política de Gênero no Brasil, org. Manuela D’Ávila

Sempre foi sobre nós é um documento histórico que dá nome ao fenômeno violência política de gênero. É também um convite para que a política seja repensada e para que situações de opressão não sejam mais toleradas. “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas entram, muda a política”, são as palavras da ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Que estes relatos de fibra e bravura sirvam para além da denúncia, que sejam fonte de admiração e inspiração para um futuro mais igualitário.
Compre aqui:
https://amzn.to/445Z7NS
Cotas Raciais e Métodos de Controle Antifraude, Lucas de Santana Módolo

“Cotas Raciais e Métodos de Controle Antifraude” é o resultado brilhante de um esforço de pesquisa sobre uma das principais conquistas do Movimento Negro organizado nas últimas décadas. Apesar de ser uma política pública estabelecida há mais de 20 anos no Brasil, constantemente ainda tem que se provar necessária e enfrentar tentativas de fraude.
Sobre o livro, Érika disse:
“Cotas Raciais e Métodos de Controle Antifraude é o resultado brilhante de um esforço de pesquisa sobre uma das principais conquistas do Movimento Negro organizado nas últimas décadas. Apesar de ser uma política pública estabelecida há mais de 20 anos no Brasil, constantemente ainda tem que se provar necessária e enfrentar tentativas de fraude.”
Compre aqui:
https://amzn.to/3HTzKpR
Tem saída?: perspectivas LGBTI+ sobre o Brasil

O livro, que nasceu como celebração aos cinquenta anos de Stonewall, transformou-se em uma ferramenta de teorização a respeito de perspectivas políticas sobre o Brasil enunciadas por aqueles que são profundamente afetados pelos sistemas de dominação que normatizam subjetividades, corpos, pontos de vista, experiências e vivências. Apresenta-se nesta obra não uma saída monolítica nem uma perspectiva homogênea.
Compre aqui:
https://amzn.to/4k9T3Z8
O Livro de Marielle Franco – Uma fotobiografia

Já são mais de cinco anos que perdemos Marielle Franco em um crime que chocou o Brasil e o mundo, evidenciando a fragilidade da democracia brasileira. Para manter viva a sua memória e a luta de mulheres negras, estamos lançando o livro ‘Marielle Franco – Fotobiografia’ uma parceria entre o Instituto Marielle Franco, a vereadora Mônica Benício e a Azougue Editorial.
Compre aqui:
https://amzn.to/4es7Tcy