Em “O Contador de Histórias”, o escritor Álvaro Cardoso Gomes, vencedor do Prêmio Jabuti e professor de literatura, apresenta a história da vida de Robert Louis Stevenson, um dos maiores autores da literatura ocidental, em uma linguagem leve e acessível a todas as idades. A narrativa retrata a vida de Stevenson pela perspectiva de Lloyd Osbourne, enteado de Stevenson, com base no relato de Lloyd intitulado An intimate portrait of R. L. S.
O livro inicia por Lloyd relembrando quando se mudou, com sua mãe, Frances Osbourne, e o padrasto, Robert Louis Stevenson, para a ilha de Samoa, no Pacífico, onde eles costumavam fazer amizades com os nativos e aprender sobre sua cultura. Os nativos apelidaram Stevenson de Tusitala, palavra que significa “Contador de Histórias, e que dá título ao livro.
A narrativa parte então para recontar a vida de Stevenson em ordem cronológica e, para isso, Lloyd pede à avó de criação, mãe de Stevenson, que conte sobre o nascimento e a infância do autor, revelando-nos como o Stevenson nasceu uma criança de saúde muito frágil, sofrendo com problemas pulmonares. O escritor sofrera de tuberculose crônica a vida toda, o que o levou a precisar se mudar diversas vezes, pois o clima gélido de sua terra natal não era propenso à melhora de sua saúde.

Foi em uma dessas mudanças, quando passava tempos na França, que Stevenson conhecera Frances Osbourne, então uma mulher casada e mãe de duas crianças, Lloyd e Isobel. A relação de Frances com o marido era difícil, e os dois acabaram se divorciando, o que permitiu a Frances que se casasse com Stevenson. O escritor se afeiçoou muito pelas crianças, e vivia contando-lhes histórias e inventando aventuras para elas. Foi inspirado em uma dessas aventuras, inclusive, que escrevera uma de suas maiores obras, “A Ilha do Tesouro”, que o lançou à fama, o permitindo viver de literatura.
8 clássicos da literatura imortalizados em quadrinhos
Álvaro Cardoso Gomes nos traz detalhes da relação de Stevenson com a família, com base no relato de Lloyd, e insere ainda diálogos entre o escritor, a esposa e as crianças, os intercalando com trechos de “A Ilha do Tesouro” e de “O Estranho Caso de Dr. Jekkyl e Mr. Hyde”, conhecido também como “O Médico e o Monstro”. Conforme Stevenson vai escrevendo as obras e lendo trechos para a família, vemos as reações da esposa e das crianças, o que aproxima o leitor do processo criativo do autor de uma forma bastante interessante.

O livro contém ilustrações de Alexandre Camanho, as quais complementam a experiência de jovens leitores de maneira mais lúdica e convidativa.
Além de “O Contador de Histórias”, Álvaro Cardoso Gomes também já publicou outras obras que integram a coleção intitulada “Meu Amigo Escritor”, todas com foco em aproximar jovens leitores da literatura canônica, incluindo O Poeta que Fingia (2010), A Menina que Conheceu Mário de Andrade (2018), e Memórias Quase Póstumas de Machado de Assis (2019), entre outras, todas pela editora FTD Educação. Conheça mais sobre a coleção na loja virtual da editora.