Aos 87 anos, a escritora brasileira Marina Colasanti foi eleita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) como a Personalidade Literária da 66ª edição do Prêmio Jabuti.
A autora já tem mais de 70 obras publicadas, direcionadas tanto ao público infantil quanto adulto, sendo um dos grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira. Além de escritora, é também jornalista, artista plástica e tradutora.
Filha de Manfredo e neta de Arduino – irmão de Gabriella – Marina Colasanti mudou-se para o Rio de Janeiro em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Quando aqui chegou, foi morar na Villa Gabriella, palacete que Henrique havia construído para sua amada.
Marina tem uma longa relação com o Prêmio Jabuti, tendo recebido um total de nove estatuetas do Prêmio.
Ela recebe a homenagem por sua contribuição à literatura, com livros que tratam de temas universais de maneira simples e poética, conquistando leitores de todas as idades. Além do Prêmio Jabuti, Marina foi agraciada com o Prêmio Machado de Assis, tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e, em 2024, foi finalista do Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil.
Leia também: ‘Vozes de Batalha’: História Parque Lage é destaque de livro de Marina Colasanti
CBL comenta a homenagem à Marina Colasanti
Em Nota, A CBL comentou a homenagem:
“Marina Colasanti é uma artista completa, cuja sensibilidade e rigor literário moldaram obras que tocam profundamente leitores de todas as idades. Seu olhar poético e universal desafia fronteiras e tempos, revelando uma capacidade única de traduzir questões complexas em narrativas acessíveis. Homenageá-la como Personalidade Literária é celebrar não apenas sua trajetória, mas o impacto duradouro de sua obra na cultura e na educação literária do país”, diz o curador do Prêmio Jabuti, Hubert Alquéres.
“A Câmara Brasileira do Livro traz esse reconhecimento justo e merecido a Marina Colassanti, uma escritora de legado impecável, que transita com habilidade por diversos gêneros literários. Temos orgulho de sua vasta produção editorial, que certamente continuará inspirando gerações futuras de leitores e escritores”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL.
Prêmio Jabuti
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti se consolidou como a mais importante premiação nacional do livro e é uma referência no mercado editorial brasileiro. Considerado um patrimônio cultural do país, o Prêmio reconhece e valoriza a produção literária nacional, destacando todos os elos da cadeia do livro, ao mesmo tempo em que se conecta com os diversos públicos leitores, acompanhando as mudanças da sociedade.
Viva!!! 🎉❤️