O fotógrafo gaúcho Gerson Turelly é um dos 25 finalistas do prêmio internacional “Standard Chartered Weather Photographer of the Year 2024”, um dos concursos de fotografia climática e meteorológica mais prestigiados do mundo.
Ele concorre com a imagem “Rowing”, que mostra um brigadista remando num caiaque numa rua completamente inundada no centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS).
A captura da cena foi feita no dia 6 de maio de 2024, na pior tragédia da história do RS, superando a marca da enchente registrada em 1941. Ao todo, mais de 470 das 497 cidades foram prejudicadas pelas chuvas de alguma forma, provocando a morte de mais de 180 pessoas e deixando outras inúmeras feridas e desalojadas.
Leia também: O Beijo da Vida (1967): a fotografia que registrou a salvação de um amigo
A premiação reúne as melhores fotografias do mundo sobre clima e meio ambiente. Além de ser um registro histórico, o objetivo da competição é ampliar a conscientização sobre os problemas ambientais do planeta. A lista dos selecionados, feita por um conjunto de jurados, foi publicada no site da Royal Meteorological Society.
“Os participantes deste ano destacaram as regiões do mundo que enfrentam os piores impactos das mudanças climáticas, mas também trazem para casa a mensagem que as mudanças climáticas estão afetando os padrões climáticos de climas mais temperados e de sociedades mais confortáveis”, destacou Liz Bentley, presidente-executiva da Royal Meteorological Society.
Em entrevista, o fotógrafo relatou que ficou surpreso com o reconhecimento e contou como ocorreu o registro da foto: “Fui andando numa parte mais alta do centro da cidade e pude tirar a foto do brigadista. Não tinha chuva naquele dia”. Ele observou que o jovem no caiaque estava indo em direção às áreas mais afetadas para ajudar no resgate de pessoas. Isso também aconteceu em outras ruas que contou com o auxílio de vários voluntários e brigadistas. Formado em administração de empresas, Gerson Turelly é fotógrafo profissional há 22 anos e professor de fotografia do Fotoclube Porto-alegrense.
No site, a descrição da imagem ressalta que: “A composição e a iluminação da foto foram elogiadas pelo painel de jurados, assim como a poderosa combinação de impactos climáticos e de tempo retratados na cena. […] Os jurados comentaram como a imagem mostra ‘passado, presente e futuro’; inundações sempre foram algo com o qual precisamos lidar e nos adaptar, no entanto, à medida que as mudanças climáticas aumentam a intensidade de chuvas pesadas, as inundações se tornarão ainda mais comuns.”
A votação para a escolha da melhor fotografia é aberta ao público no site do concurso até o dia 17 de outubro. A obra vencedora será conhecida no dia 30 de outubro. VOTE AQUI
Conheça outras fotografias finalistas: