Além d’A Feira do Livro que se encerra neste domingo, 7 de julho, na Praça Charles Miller, são mais de 15 feiras pra você se programar para conhecer por todo o país. Conheça as principais
Já está com saudades d’A Feira do Livro 2024? Não se preocupe! O Brasil está cada vez mais bem servido de feiras literárias para os amantes de livros e cultura. Te contamos um pouco sobre as principais que rolam pelo país para você anotar na agenda e programar seu próximo passeio.
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma das mais tradicionais feiras literárias do Brasil. São mais de 15 editoras que disponibilizam diversos títulos em promoção como forma de atrair clientes.
Além de compras, é possível assistir a diversos eventos que rolam pelo espaço: palestras, debates, mesas redondas e encontros de autores com fãs. Vale a pena a visita. Neste ano, a 27ª edição da Bienal acontece dos dias 6 a 14 de setembro no Distrito Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209, no bairro de Santana. Os ingressos estão a partir de R$ 17,50 e podem ser adquiridos aqui. A estação de metrô mais próxima é a Portuguesa-Tietê, da linha azul, a 1,5 km de distância!
FLIP — Festa Literária Internacional de Paraty
A FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, foi criada em 2003 e já está na sua 22ª edição! Localizada na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a festa todos os anos escolhe uma importante personalidade da literatura a ser homenageada, e a de 2024 será o autor e jornalista João do Rio.
E não é só a literatura que é celebrada na FLIP. De acordo com a organização do evento, esta é uma festa que celebra as mais diversas formas de arte que conectam pessoas ao mundo em que elas vivem — não só nos dias que o evento ocorre, mas também no ano todo.
“Na Flip, a literatura cria pontes entre linguagens e conhecimentos diversos, a partir da mobilização de uma série de atores internos e externos, que cultivam as mais diversas relações com Paraty e com a Festa. Os encontros promovidos ao longo dos cinco dias de atividades são parte de uma manifestação cultural muito mais ampla”.
Neste ano, a FLIP acontece nos dias 9 a 13 de outubro. Vale a pena conferir a programação completa no site!
Fligê — Feira Literária de Mucugê
A Fligê — Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, BA — é uma das principais feiras do Nordeste do país, e tem como compromisso unir escritores e leitores por meio de discussões, palestras e trocas importantes não só para o cenários literário, mas também social de todo o país.
Na edição deste ano, a Fligê escolheu Itamar Vieira Junior, autor do premiado Torto Arado, como homenageado. Nascido em Salvador, Bahia, foi escolhido pelo contexto de suas obras que usam da Chapada Diamantina como cenário de conflitos que retratam tradições e lutas pelo direito à vida e à terra.
“Itamar Vieira Junior é celebrado não apenas por suas realizações literárias, mas também por sua dedicação em enriquecer o cenário literário brasileiro com suas narrativas poderosas e seu compromisso em dar voz aos marginalizados e oprimidos”, afirma a organização do evento. A Fligê acontece nos dias 24 a 28 de julho em Mucugê, na Bahia. Para saber mais, clique aqui.
Fliparacatu — Festival Literário de Paracatu
A Fliparacatu acontece em Paracatu, Minas Gerais, e promove palestras e trocas com os mais diversos autores como forma de promover a importância da literatura para os cenários brasileiro. A ideia aqui é que todos tenham acesso aos debates por meio da entrada gratuita do evento.
Neste ano, a Fliparacatu entra na sua 2ª edição com o tema ‘Educação, Literatura e Liberdade’, e acontece nos dias 28 de agosto a 1º de setembro, no Centro Histórico de Paracatu. Para quem não puder comparecer, a feira disponibilizará programação completa no canal do Youtube. Quer saber mais? Clique aqui.
26ª Festa do Livro da USP
A Universidade de São Paulo promove uma das maiores feiras universitárias de compras de livros do país. Organizada anualmente pelo Edusp desde 1999, a Festa conta com diversas editoras disponibilizando seus livros com ótimas promoções. Além disso, também é uma oportunidade de conhecer novos títulos e levar, possivelmente, um novo livro favorito para casa.
A programação deste ano ainda não foi divulgada, mas o evento acontece dentro do campus da USP, no bairro do Butantã.
FLIPEI — Festa Literária Pirata das Editoras Independentes
A FLIPEI teve sua primeira edição no ano passado, em Paraty, mas este ano migra suas atividades para São Paulo. A Festa se define como “uma intervenção política feita por editoras independentes e uma trupe de anarquistas, comunistas, trotskystas, maoístas, bolivarianos e autonomistas na maior feira literária do país” e promove o encontro de editoras independentes com leitores que estejam curiosos para obras que estejam distantes do ‘mainstream literário’.
O evento acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de agosto, na Central 1926 – Embaixada Cultural. Por lá, serão diversas trocas promovendo a liberdade de expressão, a defesa do livro e a literatura, principalmente latinoamericana. Para mais informações, clique aqui.
SaLiPi — Salão do Livro do Piauí
Chegando em sua 22ª edição em 2024, o Salão do Livro do Piauí é um dos mais tradicionais eventos literários do país. São ao menos 200 mil pessoas que frequentam o salão, que tem como compromisso aquecer o mercado literário, promover debates sobre a literatura e encontros entre entusiastas do livro e leitores de todo o país.
“Mais que uma feira de livros e um ponto de encontro entre escritores e leitores, o SaLiPi se desdobra em inúmeras atividades que o tornam maior e mais pujante a cada nova edição. O evento possui uma identidade personalíssima e é um dos poucos no Brasil que traz uma abordagem multicultural. Durante dez dias o visitante tem à sua disposição, simultaneamente, as mais diversas linguagens com as do teatro, dança, música, literatura, artes visuais, cinema, entre outras”, informa a organização do evento.
Neste ano, a homenageada é a Professora Maria das Graças Targino, mas também serão celebrados os centenários de Arimathéa Tito Filho e Franz Kafka. Para saber mais informações e como participar, é só clicar aqui.
São mais de 120 feiras que ocorrem anualmente por todo o Brasil. Sentiu falta de alguma nessa lista? Conta pra gente!