Depois da recente polêmica envolvendo Adele e o compositor Toninho Geraes sobre a acusação de plágio da canção Mulheres, sucesso na voz de Martinho da Vila (confira a matéria AQUI), o cantor James Blunt reivindica parte dos direitos autorais da música Coração cachorro, gravada pela dupla cearense de forró Ávine Vinny e Matheus Fernandes.
Em outubro, o cantor inglês gravou e postou um vídeo irreverente dançando a música Coração cachorro e parabenizando pelo sucesso: “Parabéns pelo número 1, caras! Vou mandar meus dados bancários em breve…”. Com o tom jocoso da mensagem, ainda não se sabia se ele iria realmente reivindicar a coautoria.
Lançado em 2021, o forró tem 6 compositores: Daniel dos Versos, Fellipe Panda, PG do Carmo, Riquinho da Rima, Breno Lucena e Felipe Love e o refrão possui a mesma melodia de “Same mistake“, canção de James Blunt, de 2007. Os compositores admitiram a inspiração na música, fazendo associação ao latido do cachorro. No entanto, alegam se tratar de uma “citação”, e não um plágio.
A Sony Editora, que representa os direitos do cantor, confirmou que as negociações estão sendo feitas, bem como a elaboração dos termos do contrato, mas os valores não foram definidos. A Medalha Editora, que trabalha em parceria com a Universal Editora e representa os autores brasileiros, está aberta a um acordo, porém ainda aguarda o documento formal com a proposta. Os representantes das empresas acreditam que um acordo entre as partes deva ser concluído em breve.