Ensinar o hábito da leitura a crianças desde a mais tenra idade é sempre importante: em geral é uma atividade que estimula a criatividade, a memória e até mesmo ensina muito sobre as relações humanas, além de trazer outros benefícios. Na maioria das vezes, lemos contos de fadas para os pequenos, ou fábulas, gibis infantis ou historinhas de livros relacionados a universos de filmes ou desenhos infantis. Porém, na infância também há espaço para introduzir conhecimentos sobre os clássicos: sempre há versões adaptadas, mais resumidas e sem cenas fortes, para que as crianças já tenham ideia das histórias mais famosas da literatura (inclusive, em uma nota pessoal: eu mesma lembro de ter conhecido Hamlet ainda na infância, lendo uma historinha de um gibi da turma da Mônica, em que os personagens encenavam a peça, com direito ao Cebolinha segurando uma caveira e dizendo “ser ou não ser”). Portanto, se é possível apresentar aos pequenos os clássicos da literatura, é também possível apresentá-los ao lado mais sombrio do mundo das letras, à literatura Gótica, até mesmo porque muitos dos maiores clássicos são integrantes deste gênero literário. Seguem abaixo uma lista com dicas de leituras sombrias para os pequenos.
Ela e o Monstro
Inspirada na biografia da autora de Frankenstein, Mary Shelley, esta HQ para todas as idades é uma leitura leve e deliciosa, que apresenta a jovem escritora, a sua origem, e a origem da criação de Frankenstein, em uma noite de tempestade. A HQ, escrita por Linda Bailey, é belamente ilustrada por Julia Sarda, e foi traduzida e publicada no Brasil pela DarkSide.
Quando o 7 ficou louco
Uma obra infantil escrita por Bram Stoker, autor de Drácula. Talvez isso já seja o suficiente como um motivo para ler esta obra (e apresentá-la às crianças). E, como não podia ser diferente, o livro tem alguns leves traços sombrios, como o fato de o protagonista ter como amigo um corvo e se passar em um lugar chamado Terra Sob o Pôr do Sol, onde há um cemitério de animais chamado Solo Sagrado dos Pássaros.
Turma da Mônica Clássicos do Cinema – Terrir
No Brasil, muitas crianças já conhecem e lêem os gibis da Turma da Mônica, famosa criação de Maurício de Souza que marcou a infância de muitos de nós e permanece entretendo os pequenos até os dias atuais. Nessa edição, Mônica e seus amigos vivenciam histórias de clássicos do cinema de terror, como A Bruxa de Blair, A Hora do Pesadelo, Drácula, mas tudo de forma leve e divertida.
Penadinho – Vida
A Alminha vai reencarnar. E Penadinho nunca teve coragem de dizer que ela é o amor da sua… morte! Para piorar, a fantasminha sumiu e precisa ser encontrada até o amanhecer, quando a Dona Cegonha a levará. Em Vida, Paulo Crumbim e Cristina Eiko reinterpretam os personagens de Mauricio de Sousa de uma forma leve, apaixonante e divertida.
Penadinho – Lar
Lar é uma continuação direta do quadrinho Vida. Após os trigêmeos Ignis, Locus e Pyram destruírem a colina e fugirem, a Dona Morte ficou encarregada de procurar todas as almas que ainda não foram achadas e levá-los para o cemitério, até conseguirem achar os trigêmeos.
O Estranho Mundo de Jack (em mangá e poema)
O clássico filme de Tim Burton, em que o esqueleto Jack, o rei do Halloween, se cansa de sua rotina e segue em busca da magia do Natal, foi adaptado para quadrinhos, em forma de mangá.
A história que inspirou o filme também pode ser lida no poema de Tim Burton, o qual foi publicado no Brasil, traduzido para o português, pela editora Cobogó.
Edgar Allan Poe para Pequenos
As obras originais de Edgar Allan Poe definitivamente não são próprias para crianças. Porém, pensando em como apresentar o autor aos pequenos leitores, Toni D’Agostinho escreveu uma adaptação (bastante livremente inspirada no original) de Berenice, a qual apresenta leves toques sombrios, mas volta o tom da narrativa bem mais para a comédia. A história pode ser conferida na animação, narrada pelo autor, no YouTube, no canal Teatro Cartum:
Mortina
Escrito e ilustrado pela italiana Barbara Cantini, o livro conta a historia de Mortina, uma menina diferente das outras crianças, pois ela é uma zumbi. Mortina mora com a tia, que a deseja proteger do mundo, mas tudo o que a menina quer é ser como as outras crianças e fazer amigos.
Histórias de Terror para Crianças Estranhas
Escrito por Rebeca Puig e ilustrado por Rebeca Prado, o livro reconta as histórias de três monstros clássicos da literatura: Vampiro, Frankstein e Ctchulhu.