Você sabia que foram produzidos mais de 420 filmes baseados nas obras de William Shakespeare? Alguns destes foram versões completas de suas obras, outros, especialmente os voltados para o público infanto-juvenil, basearam-se mais nas tramas do que, de fato, nos diálogos.
Este número faz de Shakespeare o autor mais filmado de todos os tempos. Nesta comemoração de 400 anos de Shakespeare, disponibilizamos aqui um abecedário deste grande autor, com alguns filmes baseados em suas obras em ordem alfabética. Confira:
A
À Sombra das Pirâmides, 1972, de Charlton Heston, baseado na tragédia Antônio e Cleópatra.
Durante a campanha militar no norte da África, Marco Antônio se apaixona por Cleópatra, rainha do Egito. Um Egito também dividido pela disputa do poder. O romance o afasta de suas obrigações públicas, provocando intrigas em Roma e alterando as alianças governamentais. As consequências são trágicas: guerras, invasões de países e batalhas navais sangrentas que mudaram o curso da história.
Amor Sublime Amor, 1961, de Robert Wise, baseado na tragédia Romeu e Julieta.
No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.
As You Like It , 2006, de Kenneth Branagh, baseado na comédia Conto de Inverno.
C
Um Candango na Belacap, 1961, chanchada brasileira de Roberto Farias que parodia Romeu e Julieta.
O Casamento de Romeu e Julieta, 2005, filme brasileiro de Bruno Barreto, baseado na tragédia Romeu e Julieta.
D
Dez Coisas que Eu Odeio em Você, 1999, de Gil Junger, com Julia Stiles, baseado na comédia A Megera Domada.
Em seu primeiro dia na nova escola, Cameron se apaixona por Bianca. Mas ela só poderá sair com rapazes até que Kat, sua irmã mais velha, arrume um namorado. O problema é que ela é insuportável. Cameron, então, negocia com o único garoto que talvez consiga sair com Kat – o misterioso bad-boy Patrick.
E
Ela É o Cara, 2006, de Andy Fickman, baseado na comédia Noite de Reis.
H
Hamlet, 1948, de Laurence Olivier, baseado na tragédia Hamlet
Hamlet, 1964, de Bill Colleran e John Gielgud, com Richard Burton
Hamlet, 1969, de Tony Richardson
Hamlet, 1990, de Franco Zeffirelli, com Mel Gibson e Glenn Close
Hamlet, 1996, de Kenneth Branagh, com Branagh, Julie Christie e Kate Winslet
Hamlet, 2000, de Michael Almereyda, com Ethan Hawke e Julia Stiles
A Herança, 1970, de Ozualdo Candeias, baseado em Hamlet
Adaptação de Hamlet, de Shakespeare, para o Centro-Sul brasileiro do início do século XX. Omeleto, um rapaz filho de senhores do sertão, vai para a capital com o objetivo de estudar e fazer-se doutor. O pai morre e ele volta antes do esperado, encontrando a mãe casada com o irmão do pai. O falecido volta do além e conta para o filho que foi assassinado, o rapaz promete vingança a fim de que a alma do pai possa descansar em paz.
Homens de Respeito, 1991, de William Reilly, com John Turturro, baseado na tragédia Macbeth
J
Jogo de Intrigas, 2001, de Tim Blake Nelson, com Julia Stiles, baseado na tragédia Otelo, o Mouro de Veneza
Júlio César, 1950, de David Bradley, com Charlton Heston, baseado na tragédia Júlio César
Júlio César, 1953, de Joseph L. Mankiewicz, com Marlon Brando
Júlio César, 1970, de Stuart Burge, com John Gielgud e Jason Robards
M
Macbeth, 1948, de Orson Welles, baseado na tragédia Macbeth
Macbeth e Banquo voltam a cavalo de uma vitória militar quando se deparam com três misteriosas bruxas no caminho. As estranhas criaturas fazem previsões sobre o futuro da dupla e Macbeth acredita nelas quando a primeira se realiza quase que imediatamente pelo fato do arquiduque de Cawdor ser preso por traição e o ducado ser dado a ele que passa assim a ser o novo arquiduque. Macbeth conta de uma outra previsão, a de que se tornará rei, à Lady Macbeth, e os dois passam a tramar a morte do Rei Duncan. Quando o Rei chega ao castelo de Cawdor para assistir a execução do arquiduque traidor, a esposa de Macbeth prepara uma poção que misturada ao vinho fará os guardas dormirem embriagados. À noite a poção fez efeito e o casal assassina o Rei, colocando a culpa nos servos dele. Macbeth se torna o Rei da Escócia mas é atormentado por outras previsões das bruxas sobre a sua derrota e na tentativa de evitá-las, provoca a loucura dele e da rainha e com isso comete uma série de assassinatos sanguinários.
Macbeth, 1971, de Roman Polanski, com Jon Finch
Macbeth, 2015, de Justin Kurzel, com Michael Fassbender e Marion Cotillard
Maré, Nossa História de Amor, 2008, de Lúcia Murat, baseado em Romeu e Julieta
Analídia e Jonatha são dois jovens moradores da Maré, favela carioca que das palafitas dos anos 60 passou por diversos planos de urbanização chegando a uma população de cerca de 140 mil pessoas. Eles querem ser bailarinos e se encontram numa ONG que ensina dança para comunidades carentes.
A Megera Domada, 1967, de Franco Zeffirelli, com Elizabeth Taylor e Richard Burton, baseado na comédia A Megera Domada
Por causa do gênio forte, Catarina não consegue arranjar pretendentes, até que aparece um homem pobre e rude disposto a dobrar a moça para ficar com seu dote.
A Megera Domada, 2005, de David Richards
O Mercador de Veneza, 1973, de John Sichel, com Laurence Olivier, baseado na comédia O Mercador de Veneza
O Mercador de Veneza, 2004, de Michael Radford, com Jeremy Irons e Al Pacino
Muito Barulho por Nada, 1993, de Kenneth Branagh, com Emma Thompson e Keanu Reeves, baseado na comédia Muito Barulho por Nada
N
Noite de Reis, 1997, de Trevor Nunn, baseado na comédia Noite de Reis ou O que quiserem
Um casal de irmãos gêmeos, Sebastian e Viola, perde-se em naufrágio aparentemente fatal. A irmã sobrevivente fingindo ser um homem, Cesário, vai trabalhar para um nobre, o Duque de Orsino, por quem acaba se apaixonando secretamente. O duque está interessado pela bela Olivia, que, por sua vez, se apaixona por Viola, acreditando se tratar de um homem. Até que Sebastian reaparece, idêntico a “Cesário”, confundindo a cabeça de todos.
O
Othello, 1952, de Orson Welles, baseado na tragédia Otelo, o Mouro de Veneza
Othello, 1995, de Oliver Parker, com Laurence Fishburne
P
Planeta Proibido, 1956, de Fred M. Wilcox, com Walter Pidgeon, Anne Francis e Leslie Nielsen, baseado na comédia A Tempestade
Em 2200, a nave United Planets Cruiser C-57D é enviada ao planeta Altair IV, no sistema estelar da estrela Altair, a 16 anos-luz da Terra, para descobrir o que teria acontecido com a expedição Belerofonte (nome do mítico herói grego que derrotou o monstro Quimera), que partira 20 anos antes. Quando aterrissam no estranho planeta, a tripulação logo detecta um imenso poder em volta da nave.
R
Ran, 1985, de Akira Kurosawa, baseado na tragédia Rei Lear
No Japão do século XVI, o senhor feudal Hidetora, patriarca do clã Ichimonji, aos 70 anos, decide dividir o reino entre os três filhos: Taro, Jiro e Saburo. Tarô, o mais velho, seguindo a tradição do patriarcado japonês, torna-se o líder do clã e recebe o Primeiro Castelo, centro do poder. Jiro e Saburo recebem, respectivamente, o Segundo e o Terceiro Castelo. Hidetora retém para si o título de “Grande Senhor” para permanecer com os privilégios, sem se responsabilizar com os deveres do cargo. Nos planos de Hidetora, Jiro e Saburo dariam apoio a Taro e os três, unidos, manteriam as conquistas da família, utilizando como exemplo, a parábola da flecha, de Motonari Mori, senhor feudal japonês que viveu entre 1497 – 1571.
Romeu e Julieta, 1936, filme de George Cukor, com Norma Shearer, Leslie Howard, e John Barrymore, baseado na tragédia Romeu e Julieta
Romeu e Julieta, 1954, de Renato Castellani, com Laurence Harvey
Romeu e Julieta, 1968, de Franco Zeffirelli, com Olivia Hussey e Leonard Whiting
Romanoff e Julieta, 1961, de Peter Ustinov, com Sandra Dee e John Gavin
Inspirado no clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, o filme faz uma sátira à Guerra Fria ao narrar a história de um general ditador num país qualquer da europa que arranja um romance entre os filhos dos embaixadores da Rússia e Estados Unidos.
Romeo + Juliet, 1996, de Baz Luhrmann, com Leonardo di Caprio e Claire Danes
Rosencrantz e Guilderstern Estão Mortos, 1990, de Tom Stoppard, com Gary Oldman, Tim Roth e Richard Dreyfuss, baseado na tragédia Hamlet
Rosencrantz (Gary Oldman) e Guildenstern (Tim Roth) são personagens secundários na tragédia clássica de William Shakespeare, Hamlet, porém, na saborosa comédia de Tom Stoppard, os dois amigos do Príncipe da Dinamarca são protagonistas das mais absurdas tentativas de fugirem de seus destinos.
A dupla é convocada pelo Rei Cláudio para descobrir por que Hamlet está agindo de forma tão estranha. Eles encontram uma trupe de atores que está no castelo para representar uma peça a pedido de Hamlet, que quer com isso certificar-se da culpa do Rei Cláudio na morte do pai. Quando a peça é apresentada, o Rei se enfurece. Hamlet mata acidentalmente Polônio, pai de sua amada Ofélia, e é enviado para a Inglaterra escoltado por… quem mais?
O Rei Leão, 1994, animado da Walt Disney Pictures, com Matthew Broderick e Jeremy Irons, baseado na tragédia Hamlet
O Rei Leão 2: O Reino de Simba, 1998, animado da Walt Disney Pictures, baseado na tragédia Romeu e Julieta
S
Sonho de uma Noite de Verão, 1935, de William Dieterle e Max Reinhardt, com Olivia de Havilland e James Cagney, baseado na comédia Sonho de uma Noite de Verão
Sonho de uma Noite de Verão, 1999, de Michael Hoffman, com Kevin Kline e Michelle Pfeiffer.
Shakespeare Apaixonado, 1998, de Jonh Madden, com Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes.
T
A Tempestade, 1979, de Derek Jarman, baseado na comédia A Tempestade
A Tempestade, 1982, de Paul Mazursky, com Gena Rowlands, John Cassavetes e Susan Sarandon
Terras Perdidas, 1997, de Jocelyn Moorhouse, com Michelle Pfeiffer, Jessica Lange e Colin Firth, baseado na tragédia Rei Lear
Trono Manchado de Sangue, 1957, de Akira Kurosawa, baseado na tragédia Macbeth.
No Japão do século XVI, os samurais Washizu e Miki encontram uma feiticeira na volta para casa depois de vencerem uma batalha. Ela prevê que Washizu será o Senhor do Castelo do Norte. Esse é o início de uma sangrenta luta pelo poder. Adaptação da peça “Macbeth”, de Shakespeare.
U
A Última Tempestade, 1991, de Peter Greenaway, com John Gielgud, baseado na comédia A Tempestade
Adaptação da obra de William Shakespeare, com experimentalismos e belas imagens. Próspero vive numa ilha com sua filha Miranda, após ter sido banido pelo Rei de Nápoles. Mas o destino faz com que seus inimigos venham a sua ilha, dando início a um romance proibido e a uma série de conspirações e vinganças. Peter Greenaway mistura teatro, pintura e cinema para realizar uma obra instigante sobre traição.