Em comemoração aos 80 anos do cantor e compositor Gilberto Gil, o Google Arts & Culture lançou um novo projeto em parceria com o Instituto Gilberto Gil: a exposição on-line intitulada O Ritmo de Gil.
Pela primeira vez uma plataforma global traz a retrospectiva da história de um artista brasileiro vivo. O acervo reúne um vasto material sobre a trajetória e a carreira do cantor, incluindo depoimentos de amigos, entrevistas, fotos e músicas. São 41 mil imagens distribuídas em 140 seções, além de 900 vídeos e gravações históricas.
As seções contemplam a biografia do artista, a discografia e o destaque internacional. Entre os materiais inéditos, há um álbum que Gil gravou em 1982, em Nova York. Durante o inventário para a mostra, o disco foi encontrado e as músicas foram disponibilizadas.
Leia também: Veja o discurso completo de Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras
Além disso, a mostra digital retrata diversos momentos como o movimento Tropicália, a prisão durante a ditadura militar, o exílio, a atuação como Ministro da Cultura, até a sua recente posse na Academia Brasileira de Letras.
Um incrível passeio sobre a vida, a obra e o legado cultural de um dos maiores artistas brasileiros.