Evento inédito, “A Feira do Livro” é gratuita ocorre durante cinco dias, de 8 a 12 de junho, na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu
Mais livros, menos carros. Durante cinco dias, uma área normalmente destinada ao estacionamento de automóveis vai dar lugar a um evento raro na cidade de São Paulo: uma feira de livros de rua, totalmente gratuita, com participação de mais de 50 convidados nacionais e internacionais e mais de 120 editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura.
De quarta, 8 de junho, a domingo, 12, A Feira do Livro vai receber leitores, escritores, editores e livreiros na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. A iniciativa é da Associação Quatro Cinco Um, ONG voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa responsável pela produção e pela realização de importantes exposições de arte no país.
A Associação Quatro Cinco Um publica a revista homônima e é responsável pela editora Tinta da China Brasil, entre outros projetos em torno da cultura do livro.
Segundo os organizadores – o editor Paulo Werneck e o arquiteto Álvaro Razuk – o objetivo é valorizar a produção editorial brasileira e o espaço público, dando novas possibilidades de uso ao patrimônio histórico da cidade.
Veja também: ‘Mochileiro pela educação’: brasileiro distribui livros para crianças viajando pelo interior do país
Abertura
A partir de quarta (8), 15h, o público poderá conhecer as novidades do mercado brasileiro que as editoras e livrarias selecionaram para levar à feira. A abertura oficial, às 17h, será no Palco da Praça com o ZAP!, slam do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que lança um livro pela editora Perspectiva sobre sua trajetória. O ZAP! é pioneiro dos slams – batalhas de poesia falada – que se espalharam pelas ruas e periferias de todo o Brasil. Os integrantes do Núcleo vão assinar livros após a apresentação.
Às 19h, Lilia Schwarcz e Mia Couto conversam sobre Os livros em praça pública e também autografam seus livros na Tenda Dois Pontos. Na quinta-feira, a programação de debates começa às 10h, com Ailton Krenak e Yussef Campos, e vai até o encerramento, às 21h — o mesmo horário se repete nos dias seguintes, até domingo.
Confira a programação completa aqui!
A Feira do Livro
Local: praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu
Horário: quarta, das 15h às 21h; quinta a domingo, das 10h às 21h
Palco da Praça: livre acesso
Auditório Armando Nogueira: livre acesso, mas limitado à lotação do espaço
GRÁTIS
Instagram: @afeiradolivro
1 comentário
Quanta beleza em tamanha FEIRA DO LIVRO. Eu sou autor, tenho dois Livros publicados pela Editora Trevo : MAIS DO QUE BUQUÊ E ACREDITE! NADA IMPORTA SONHAR! ACREDITE. Possuo um outro, com o Titulo NO CAMINHAR, editado pela Editora Poesia Impossível, do Grupo Editorial Atlântico, em Lisboa-Portugal. Por morar há muitos anos em Orlando, fico pezaroso em não poder comparecer. Parabéns aos organizadores.