A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) outorgou o título de Doutora Honoris Causa a grande cantora, compositora e sambista Lei Brandão, personalidade cuja trajetória é marcada pela defesa da cultura, da educação, da justiça social e do combate ao racismo.
“É o reconhecimento de uma trajetória construída coletivamente, ao lado de tantas pessoas que acreditam na cultura, na educação, na justiça social e no combate ao racismo.”, afirmou Leci em suas redes sociais.
A proposta da honraria foi apoiada por 61 entidades, autoridades e intelectuais, além de contar com o aval do NEAB/UFSCar (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), do Laboratório de Estudos Culturais Interseccionais e Históricos ‘Leci Brandão’ e de docentes como a professora Lucy Oliveira, o professor Róbson Pereira da Silva e a pesquisadora Larissa Camargo. A reitora Ana Beatriz de Oliveira e a vice-reitora Maria de Jesus Dutra dos Reis também foram citadas pela homenageada, que expressou profunda gratidão a todos os envolvidos.

Leia também: “Leci Brandão – Na Palma da Mão”: a história de Leci é também do samba, da negritude e dos orixás
O título de Doutor(a) Honoris Causa é concedido por universidades a personalidades que se destacam por suas contribuições à sociedade, mesmo sem formação acadêmica formal. “Este reconhecimento simboliza tudo o que construímos com luta, afeto e compromisso coletivo”, ressaltou a agraciada.
Em suas redes, ela dedicou a honraria a movimentos sociais e grupos historicamente marginalizados: “Este título não é só meu. É do povo preto, das mulheres, da comunidade LGBTQIAPN+, do samba, da periferia e de todos que sonham e lutam por um Brasil mais justo”.
Confira o post: