No mês de maio o mundo perdeu um dos maiores expoentes do universo da fotografia contemporânea. Sebastião Salgado, artista multipremiado, viajou por mais de 120 países para realizar seus projetos fotográficos. Além de inúmeras exposições, muitos trabalhos foram publicados na imprensa e em livros.
“Para alguns, sou fotojornalista. Não é verdade. Para outros, sou um militante. Tampouco. A única verdade é que a fotografia é minha vida. Todas as minhas fotos correspondem a momentos intensamente vividos por mim. Todas existem porque a vida, a minha vida, me levou até elas”
(Sebastião Salgado em “Da minha terra à Terra”, 2014.)
Pelo olhar sensível e comprometido, as fotos de Sebastião Salgado, não só contavam histórias, mas também registravam um mundo, em geral, desconhecido e silenciado. Segundo o fotógrafo, sua escolha estética por imagens em preto e branco garantiam unidade a narrativa que queria transmitir e ofereciam menos distração que as fotos coloridas.
“Ao contrário do cinema e da televisão, a fotografia tem o poder de produzir imagens que não são planos contínuos, mas cortes de planos. São frações de segundos que contam histórias completas. Em minhas imagens, a vida de cada pessoa com quem cruzei é contada por seus olhos, suas expressões e por aquilo que ela está fazendo.” (Sebastião Salgado em “Da minha terra à Terra”, 2014.)
Leia também: Gênesis: conheça a incrível obra do fotógrafo Sebastião Salgado
Reunimos 8 títulos publicados ao longo de sua carreira. Confira:
1. Outras Américas (1986)

Sinopse: Outras Américas, que registra os povos indígenas da América Latina, é o resultado de um trabalho que foi iniciado em 1977 e exigiu sete anos para ser concluído. Para realizá-lo, Sebastião Salgado percorreu desde o litoral do Nordeste brasileiro às montanhas do Chile e daí à Bolívia, ao Peru, ao Equador, à Guatemala, ao México. Com sua estética que se põe a serviço da militância ética, Sebastião Salgado cria uma narrativa visual que muitas vezes obriga o leitor a constatar: é indiscutível a beleza das fotos, mas é terrível o mundo que elas retratam.
Compre AQUI!
2. Trabalhadores (1993)

Sinopse: Em Trabalhadores, Sebastião Salgado investe mais uma vez a sua perícia técnica num projeto de fôlego que registra com olhar solidário o trabalho de homens e mulheres cujo ânimo se sobrepõe às condições mais duras. Reunindo 350 fotografias em preto-e-branco, acompanhadas de um texto introdutório elaborado em parceria com o escritor Eric Nepomuceno, o livro retrata diversas atividades que são sinônimo de trabalho penoso: o drama da tradicional pesca do atum na Sicília, a obstinação de garimpeiros e trabalhadores rurais no Brasil, a paisagem dantesca de uma mina de enxofre na Indonésia, famílias indianas envolvidas na construção de barragens para irrigação, combatentes de incêndios colossais em poços de petróleo no Kwait, resultando na narrativa iconográfica de uma verdadeira epopéia global.
Compre o livro AQUI!
3. Terra (1997)

Sinopse: As cem fotos deste livro, todas em preto e branco, foram feitas no Brasil, entre 1980 e 1996. São imagens de pessoas de algum modo desterradas: trabalhadores rurais, mendigos urbanos, presos, garimpeiros, crianças de rua – gente vagando entre o sonho e o desespero, como escreve José Saramago no prefácio. Nessas fotos, a luminosidade bicromática reflete paisagens humanas onde pode faltar tudo, a começar pelo espaço mínimo para assentar a vida. Um CD com quatro canções de Chico Buarque (uma delas em parceria com Milton Nascimento) acompanha o livro, que teve lançamento simultâneo em quatro países: Brasil, França, Inglaterra e Portugal.Prêmio Jabuti 1998 de Melhor Reportagem.
Compre AQUI!
4. África (2007)

Sinopse: Este livro reúne as fotos da África de Salgado em três partes. O primeiro se concentra na parte sul do continente (Moçambique, Malawi, Angola, Zimbábue, África do Sul, Namíbia), o segundo na região dos Grandes Lagos (Congo, Ruanda, Burundi, Uganda, Tanzânia, Quênia) e o terceiro na região Subsaariana (Burkina Faso, Mali, Sudão, Somália, Chade, Mauritânia, Senegal, Etiópia). Os textos são fornecidos pelo renomado romancista moçambicano Mia Couto, que descreve como a África de hoje reflete os efeitos da colonização, bem como as consequências das crises econômicas, sociais e ambientais.
Compre o livro AQUI!
5. Gênesis (2013)

Sinopse: As cativantes fotografias em preto e branco do projeto GENESIS de Sebastião Salgado documentam paisagens e pessoas que não mudaram apesar das devastadoras investidas da sociedade moderna e do desenvolvimento. Salgado descreve GENESIS como “minha carta de amor à Terra”.
Compre o livro AQUI!
6. Serra Pelada (2019)

Sinopse: Durante uma década, a Serra Pelada evocou a muito prometida El Dorado na forma da maior mina de ouro a céu aberto do mundo, empregando cerca de 50 mil escavadores em condições precárias. Hoje, a mais extravagante febre do ouro brasileira é apenas material de fábulas, mantida viva por algumas poucas memórias felizes, muitos arrependimentos dolorosos…e as fotografias de Sebastião Salgado. Esta coleção é um registro importantíssimo de história moderna e um portfólio fotográfico extraordinário.
Compre AQUI!
7. Êxodos (2019)

Sinopse: O Projeto Êxodos foi realizado ao longo de seis anos, em viagens por quarenta países. É o próprio Sebastião Salgado quem escreve: “Este livro [Êxodos] conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. […] Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum”
8. Amazônia (2022)

Sinopse: Este livro é dedicado aos povos indígenas da região amazônica do Brasil. É uma celebração da sobrevivência de suas culturas, costumes e línguas. É também uma homenagem ao seu papel como guardiães da beleza, dos recursos naturais e da biodiversidade da maior floresta tropical do planeta em face do ataque implacável do mundo exterior. Somos eternamente gratos a eles por nos permitirem compartilhar suas vidas.
Compre AQUI!