O ator Marco Nanini, consagrado por seu papel como Lineu na aclamada série A Grande Família (2001–2014), compareceu ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9.abr.2025) para expressar solidariedade ao deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O parlamentar enfrenta um pedido de cassação após um incidente em abril de 2024, quando agrediu o youtuber Gabriel Costenaro, membro do MBL (Movimento Brasil Livre).
Nanini, que atualmente está em cartaz com a peça Traidor, na Caixa Cultural Brasília (de 3 a 13 de abril), aproveitou sua passagem pela capital federal para acompanhar a sessão.
Após ter o mandado cassado pela Comissão, Braga começou uma greve de fome como forma de protesto.
“Estou o dia inteiro em jejum. E não vou, a partir de agora, até o fechamento desse processo, me alimentar. Vou permanecer aqui, aguardando com uma decisão irrevogável de que não serei derrotado pelo orçamento secreto”, destacou o parlamentar, que prometeu permanecer no local onde ocorreu a reunião.
Leia também: Curta “Ponto e Vírgula” é singelo retrato dos idosos LGBTQ+

A peça “Traidor”: de Kafka a Shakespeare

Enquanto se envolve no debate político, Nanini também chama atenção no palco. Traidor é uma obra que mistura drama filosófico e elementos fantásticos, contando a história de um homem acusado de um crime que não cometeu. Exilado em uma ilha com poderes mágicos que espelham sua mente, o protagonista vive um conflito entre a culpa imposta e a busca por redenção.
A montagem é descrita como um híbrido entre O Processo, de Franz Kafka, e A Tempestade, de Shakespeare. O personagem central lembra Josef K., perseguido por uma acusação absurda, mas também evoca Próspero, o duque mago de A Tempestade, que, mesmo traído, perdoa seus inimigos.